domingo, 25 de dezembro de 2011



CARTA DE NATAL - Maria Dolores


Ninguém te esquecerá, Jesus, o berço pobre,
A noite, o frio, a palha, a estrebaria,
A estrela que surgiu no firmamento
E os pastores cantando de alegria!...

"Glória a Deus nas Alturas, Paz aos Homens
De toda a Terra!... "Temos na lembrança
A voz dos anjos que te acompanhavam
A mensagem de amor e de esperança...

Quantos conquistadores já passaram!...
Senhores do poder, altivos e aguerridos...
E quanto mais brilhavam sobre os povos,
Mais desceram, por fim, aos museus esquecidos!...

Hoje, o Progresso atinge culminâncias;
É o cérebro a fulgir em triunfos supremos;
Mas quando a provação nos procura e domina
É sempre a ti, Senhor, que recorremos.

Natal!... Os homens cantam separados...
Perdoa-nos, Senhor, os erros tais quais são
Não nos deixes a sós, Amado Amigo.
Fica, Jesus, em nosso coração!...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

NÃO MORREMOS, MUDAMOS DE ESFERA




Morrer não é motivo para choro e lamentação e sim de alegria, porque é conclusão de curso na escola terrena, exceto os casos dos suicidas, que sofrerão pelo crime praticado, não só na vida espiritual mas também quando reencarnarem.

Lamentar a morte de alguém é rebelar-se contra Deus, embora seja compreensível o choro pela ausência do ente querido. Ausência temporária e não definitiva, porque todos terão que fazer essa viagem um dia, indiscutivelmente.

Antonio F.Rodrigues

PRECE PELOS DESENCARNADOS


Pai!... Ao longo da vida fomos devolvendo à Ti muitos daqueles que amamos...

Um a um, às vezes os mais idosos, as vezes os mais jovens, foram retornando para casa, deixando para trás saudades que até hoje nos é difícil suportar; flores que trocastes de jardim, deixando em seu lugar o silêncio e a solidão...

Hoje queremos pedir por eles, a todos que de uma forma ou outra estiveram ligados à nós nesta encarnação, para que os abençoe e guarde, a fim de que encontrem paz e serenidade no mundo espiritual.

Muitos deles, Senhor, não obstante o coração generoso, afastaram-se do corpo através de enfermidades dolorosas e incuráveis que lhes minaram as forças até o final, deixando na memória de todos o exemplo da coragem e da fé em Teus desígnios, sem esmorecimento...

Outros, Senhor, desiludidos com as provas que lhes cabiam na derradeira existência, não suportaram e sucumbiram, afastando-se da carne pelo suicídio ou pelas drogas, arcando assim com o agravamento dos débitos que lhes diziam respeito e por isso mesmo infinitamente mais infelizes que antes...

Outros, Pai, deixaram para trás os mais belos e santos laços desencarnando em pleno vigor juvenil, desfazendo-se assim de pesados grilhões passados e retornando com a leveza das aves para os ninhos Superiores, para descansar e prosseguir...

Outros ainda, Senhor, deixaram o corpo como quem abandona fardo inútil após cumprida a tarefa, enveredando-se pelos caminhos da felicidade engalanados de luzes e valores, conquistados pelo trabalho santo a que se dedicaram na Terra, em favor de todos os seus semelhantes...

Representaram muito para nós... Para alguns pudemos dizer "te amo", para outros não... No entanto, pela importância que tiveram em nossas vida, o nosso amor há de lhes ser carinho constante no além, porque acredito que nada se desfaz com a morte do corpo, pelo contrário, se fortalece...

Que hoje, possamos levar a todos eles o nosso pensamento de ternura e gratidão, para que saibam, estejam onde estiverem, que não estão esquecidos.

PARENTES MORTOS


Emmanuel

Não olvides que além da morte continua vivendo e lutando o espírito amado que partiu...
Tuas lágrimas são gotas de fel em sua taça de esperança.
Tuas aflições são espinhos a se lhe implantarem no coração.
Tua mágoa destrutiva é como neve de angústia a congelar-lhe os sonhos.
Tua tristeza é sombra a escurecer-lhe a nova senda.

Por mais que a separação te lacere a alma sensível , levanta-te e segue para a frente, honrando-lhe a confiança com a fiel execução das tarefas que o mundo te reservou.

Não vale a deserção do sofrimento, porque a fuga é sempre a dilatação do labirinto que nos arroja à invigilância, compelindo-nos a despender longo tempo na recuperação do rumo certo.

Recorda que a lei de renovação atinge a todos e auxilia quem te antecedeu na grande viagem com o valor de tua renuncia e com a fortaleza de tua fé, sem esmorecer no trabalho – nosso invariável caminho para o triunfo.

Converte a dor em lição e a saudade em consolo porque, de outros domínios vibratórios, as afeições inesquecíveis te acompanham os passos, regozijando-se com as outras tuas vitórias solitárias
Portas adentro de teu mundo interior.

Todas as provas objetivam o aperfeiçoamento do aprendiz e, por enquanto, não passamos de meros aprendizes na Terra, amealhando o conhecimento e a virtude, em gradativa e laboriosa ascensão para a Vida Eterna.

Deus, a Suprema Sabedoria e a Suprema Bondade, não criaria a inteligência e o amor, a beleza e a vida, para arremessá-la às trevas.

Repara em torno dos teus próprios passos.

A cada noite no mundo, segue-se o esplendor do alvorecer.
O inverno áspero é sucedido pela primavera estuante de renascimento e floração.
A lagarta, que hoje se arrasta no solo, amanhã librará em pleno espaço com asas multicores de borboleta.
Nada perece.
Tudo se transforma na direção do Infinito Bem.

Compreendendo, desta forma, a Verdade, entesourando-lhe as bênçãos, aprendamos a encontrar na morte o grande portal da vida e estaremos incorporando, em nosso próprio espírito, a luz inextinguível da Gloriosa Imortalidade.

(Da obra "Paz e Libertação", pelo Espírito Emmanuel, Francisco Cândido Xavier)

PARTIDAS E CHEGADAS

A vida é um reencontro.
É uma viagem conjunta, na qual buscamos sentimentos, experiências e pessoas.
A morte é como um veleiro, que parte, levando amor, lembranças,experiências...
Mas, embora tenha cruzado a linha do horizonte, não se foi.
Apenas o perdemos de vista
Assim é a pessoa que perdemos: continua a mesma.

Conserva o mesmo afeto que nutria por nós.
"E é assim que, no mesmo instante em que dizemos:
já se foi, no mais além, outro alguém dirá feliz:
"já está chegando".
"Chegou ao destino levando consigo as aquisições de uma vida.
A vida jamais se interrompe nem oferece mudanças espetaculares, pois a natureza não dá saltos.

"A vida é feita de partidas e chegadas.
De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada.

"Um dia partimos do mundo espiritual na direção do mundo físico; noutro partimos daqui para o espiritual, num constante ir e vir, como viajores da imortalidade".

(Sobre original de Victor Hugo)

MENSAGEIROS DA VIDA



Nenhuma criatura humana, nem mesmo a mais inteligente e instruída, pode afirmar que a morte é o final para todos os sonhos de uma vida que corre para eternidade. E mesmo que ela aniquile de imediato, toda a certeza daquele ser que fica debruçado na dor da saudade, sem a esperança de que o sol da vida possa brilhar novamente, trazendo o benefício da Promessa de Jesus, para todos aqueles que são bem-aventurados.
E ainda que busque a verdade naqueles que silenciaram pela visitação da morte, continua indagando por quê...
Muitos sentenciam a própria alma, desprezando as oportunidades que vem do alto em forma de pensamento, pedindo força e coragem frente às provas do caminho. São eles infinitamente, os portadores das boas novas, indicando que há vida depois da morte.
Enquanto as lágrimas da saudade formam um rio com águas escuras e perigosas, ali estão eles, em forma de luz, para garantir a travessia daqueles que amam, mostrando que a vida continua em uma nova dimensão.
Em toda a parte são como as estrelas do firmamento, acreditando que podemos ver além da imaginação, criando fórmulas para que nossos corações promovam a revelação da vida futura que está iniciada no Evangelho de Jesus.
São eles os mensageiros da vida.
Choram e sofrem quanto estamos em sofrimento, mas se alegram quando despertamos para um novo dia, renovados pela fé, substituindo as dificuldades pela coragem de seguir em frente, mesmo quando a dor da saudade machuque nosso coração... Porque sabem que cedo ou tarde, todos nós estaremos reunidos no amor sem adeus.
Disse Jesus. “– Todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá e na casa de meu Pai tem muitas moradas e eu vim ao mundo para dar testemunho de todas essas coisas”.



Ezequiel
Mensagem recebida pelo médium João de Deus, em reunião realizada no Grupo Espírita da Prece, no dia 07/10/2005, em Campo Grande/MS.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz dia dos pais


Emmanuel

Pensando em Deus, pensa igualmente nos homens, nossos irmãos.
Detém-te, de modo especial, na simpatia e no amparo possível, em favor daqueles que se fizerem pais ou tutores.
As mães são sempre revelações angélicas de ternura, junto aos sonhos de cada filho, mas é preciso não esquecer que os pais também amam...
Esse perdeu a juventude, carregando as responsabilidades do lar; aquele se entregou a pesados sacrifícios, apagando a si mesmo, para que os filhos se titulassem com brilho na cultura terrestre; outros se escravizaram a filhinhos doentes; muitos foram banidos do refúgio doméstico, às vezes, pelos próprios descendentes, exilados que se acham em recantos de imaginário repouso, por trazerem a cabeça branca por fora, e, em muitas ocasiões alquebrada por dentro, sob a carga de lembranças difíceis que conservam em relação aos infortúnios que atravessaram para que a família sobrevivesse, e, ainda outros renunciaram à felicidade própria, a fim de se converterem nos guardais da alegria e da segurança de filhos alheios!...
Compadece-te de nossos irmãos, os homens, que não vacilaram em abraçar amargos compromissos, a benefício daqueles que lhes receberam os dons da vida.
Ainda mesmo aqueles que se transviaram ou enlouqueceram, sob a delinqüência, na maioria dos casos, nos merecem respeitoso apreço pelas nobres intenções que os fizeram cair.
A vida comunitária, na Terra de hoje, instituiu datas de homenagens às profissões e pessoas.
Lembrando isso, reconhecemos, por nós, que o Dia das Mães é o Dia do Amor, mas reconhecemos também que o Dia dos Pais é o Dia de Deus.

(Do livro "Seara de Fé", Emmanuel, Francisco Cândido Xavier)

SER PAI...


Nãσ έ єstєทđєr αs мãσs
É cαмiทђαr jμทtσ σ tємρσ tσđσ
Nãσ έ sσrrir qμαทđσ σ filђσ ทαscє
É sσrrir cσм єlє α viđα iทtєirα

Sєr Pαi...
Nãσ έ єsρєrαr ρєlσ αвrαçσ
É sєr μм cσทstαทtє αвrαçσ
Nãσ έ αмαr σ filђσ ρєrfєitσ
É αмαr αqμєlє qμє єstά ασ sєμ lαđσ

Sєr Pαi...
Nãσ έ αρєทαs lєvαr σ filђσ ά єscσlα
É sєr μмα єscσlα ραrα єlє

Sєr Pαi...
Nãσ έ ρrσvαr α мαscμliทiđαđє
đє tєr fєitσ μм filђσ
É ρrσvαr αмσr

Sєr Pαi έ Prσtєçãσ

Pai, a tua missão é acolher!

Pai, a tua missão é acolher!
por Flávio Bastos - flaviolgb@terra.com.br
Existe um mal entendido que provavelmente não tenha surgido do espiritismo ou do budismo que aceitam a reencarnação como uma verdade absoluta, de que "Karma", ou seja, débitos que temos em relação a vidas passadas estejam associados às experiências de sofrimento como condição necessária para "pagamento" dessas dívidas que contraímos ao transgredir as Leis Naturais.

Se fosse assim. as Leis da Reencarnação não seriam coerentes no que diz respeito às funções de quem encarna nos papéis de mãe ou pai, funções de suma importância no sentido da responsabilidade e somente comparável a auto-responsabilidade do espírito diante de sua própria existência.

Em relação à constituição familiar por espíritos simpáticos ou não, as leis reencarnatórias não devem ser confundidas como um mecanismo de punição para aqueles que em outras vidas transgrediram tais leis, e cuja "condenação" na vida atual seria a experiência pelo sofrimento. Mas uma nova oportunidade de reparação e depuração através das relações familiares onde prepondere a energia do amor como forma restauradora da paz e da harmonia enquanto instrumentos de aprendizado e de crescimento mútuo.

À medida que reencarnamos no papel de pai de um coletivo de espíritos "endividados" uns com os outros, temos a oportunidade de cumprir com os deveres de uma das maiores missões do espírito que é a paternidade, repleta de responsabilidades consigo próprio e com o outro.

Engana-se o pai que ainda não tem consciência dos seus deveres em relação ao pequeno ser que veio como seu filho. A educação, a presença física, o afeto e a participação paterna na vida da criança, são experiências inesquecíveis e instrumentos imprescindíveis para a formação de um caráter que irá acrescentar ou alterar significativamente para melhor, os traços negativos de caráter que o espírito-filho traz consigo de outras vivências na matéria.

É comum ouvirmos nos consultórios, queixas ou desabafos de pessoas (e não são poucas) que trazem em seu psiquismo, traumas de uma relação não resolvida com a figura paterna. Muitas dessas pessoas, mulheres adultas ainda emocionalmente fixadas no passado, experenciam suas crises depressivas que são o resultado do sentimento de abandono ou de perda gerados na infância. Situações que trazem para a vida adulta, consequências desagradáveis nas relações afetivas com a figura masculina.

Independentemente do que ocorreu no passado entre espíritos que agora constituem uma família, é dever do pai consciente de sua representatividade espiritual inserida no contexto da vida e, principalmente no enredo familiar, acolher na pobreza ou na riqueza, amorosamente esses filhos, propiciando-lhes uma boa formação e um bom nível de relacionamento inter-familiar. A omissão nas tarefas pertinentes à função de pai, geram em seus filhos, sequelas psíquicas inimagináveis com repercussões na vida adulta.

Portanto, a família sob os pontos de vista da psicologia terrena e da espiritualidade superior, significa o que existe de mais importante (e fundamental) no processo de aprendizagens de valores saudáveis que o indivíduo levará consigo para o resto de sua vida. No entanto, quando falha o mecanismo familiar por omissão ou irresponsabilidade dos pais biológicos ou substitutos, abre-se uma "ferida psíquica" de difícil cura, onde a dor e o sofrimento alicerçado em traumas infantis, somatizam doenças na mente, no corpo e na alma do indivíduo.

Homens, aconteça o que acontecer, não abandonem seus filhos à sorte ou ao azar da vida. A tarefa de pai pode ser árdua, mas o reconhecimento e a alegria pelo sentido de missão cumprida, virá mais tarde na maturidade, quando o nosso desempenho vital começa a ser analisado pela consciência, infalível instrumento que mostra-nos o registro de tudo que fizemos de bom ou de mal no transcorrer de uma existência física.

Homens, não nos iludamos com as tentações que nos tiram do foco principal de nossas responsabilidades paternas: os filhos. Porque a sorte deles depende da forma como conseguimos desprender-nos das inferioridades de nossos egos que nos chamam para as fantasias que encontram-se na direção contrária de nossas responsabilidades e deveres firmados com esses seres na fase pré-reencarnatória do espírito.

Não esqueçamos que embora a prova da matéria seja difícil para todos, somos seres vocacionados para o exercício do amor e não da culpa ou do sofrimento. O amor que acolhe, ensina, aprende e cura feridas. O amor que aproxima indivíduos e que planta a semente da harmonia e da paz aonde a sua transparente energia se fizer presente.

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
www.flaviobastos.com




quarta-feira, 20 de julho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

DEUS SABE

Há momentos muito difíceis, que parecem insuperáveis, enriquecidos de problemas e dores que se prolongam, intermináveis, ignorados pelos mais próximos afetos, mas que Deus sabe.

Muitas vezes te sentirás à borda de precipícios profundos, em desespero, e por todos abandonado. No entanto, não te encontrarás a sós, porque, no teu suplício, Deus sabe o que te acontece.

Injustiçado, e sob o estigma de calúnias destruidoras, quando, experimentando incomum angústia, estás a ponto de desertar da luta, confia mais um pouco, e espera, porque Deus sabe a razão do que te ocorre.

Vitimado por cruel surpresa do destino, que te impossibilita levar adiante os planos bem formulados, não te rebeles, entregando-te à desesperação, porque Deus sabe que assim é melhor para ti.

Crucificado nas traves ocultas de enfermidade pertinaz, cuja causa ninguém detecta, a fim de minimizar-lhe as conseqüências, ora e aguarda ainda um pouco, porque Deus sabe que ela vem para tua felicidade.

Deus sabe tudo!

Basta que te deixes conduzir por Ele, e sintonizado com a Sua misericórdia e sabedoria, busca realizar o melhor, assinalando o teu caminho com as pegadas de luz, características de quem se entregou a Deus e em Deus progride.

* * *

Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Filho de Deus.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Salvador, BA: Livraria Espírita Alvorada.

ESPIRÍTOS IMORTAIS

Como espíritos imortais,
de tempos a tempos albergados na carne,
vemos diante de nós a urgente tarefa da reeducação moral.
Somos ainda Espíritos tão imperfeitos,
que as fagulhas do bem a cair sobre a Terra,
como estrelas cadentes em chuva de amor,
sobre nós raramente são percebidas,
por nossos corações tão atormentados.
E tudo isso porque ainda não nos habituamos ao bem.
A imersão no corpo físico vem limitar não somente os sentidos,
mais amplos da alma, mas também o hábito,
milenar de exercer julgamentos.
Vamos educá-los com amor. A começar pelos olhos,
vamos treiná-los para ver o bem em toda a parte.
Por mais degradante ou suspeita,
a imagem que surja diante de nós, que nossos olhos,
tocados pelo amor de Deus, possam cobri-la de luz,
e torná-la um convite à caridade, à solidariedade e ao bem comum.
Que o mendigo não seja, portanto, o delinqüente;
mas o irmão em maior necessidade.
Que o violento seja alguém a nos clamar candura.
Que o salteador seja uma alma mais necessitada,
daquele bem que talvez acumulássemos em demasia.
Que o assassino seja apenas um espírito,
que se distanciou de Deus e suas leis de amor,
a nos rogar complacência e reeducação.
Que o familiar indisciplinado seja o Espírito,
em imensa dificuldade que Deus confiou ao nosso amor.
Façamos aos outros como Jesus faz conosco.
Olhemos com olhos do bem,
para ver o bem do Cristo em toda parte.



Ódio e perdão

Quando sentimos ódio de algo ou alguém, traçamos para nós
um caminho de atropelos e muita negatividade,
porque respiramos este sentimento de forma intensa
e inalamos a angustia, o rancor, a inimizade, a antipatia e a raiva.
Desta forma destruímos nossos objetivos de vida
e nos voltamos contra nós mesmos e não contra o que nos fez algum mal,
porque os maiores prejudicados sempre somos nós mesmos,
nos afastamos dos bons sentimentos para dar asas ao ódio
e ele começa então a comandar tudo em nossa vida,
perdemos o ponto de parar e refletir, não enxergamos
nada além do ódio em nossa frente.
Com o ódio somos capazes de destruir o que levamos muito tempo
para ser construído, basta apenas um comando do nosso pensamento
e lá estamos nós estacionados e a mercê desse sentimento
tão pequeno mais com um poder enorme de destruição.
Procure não alimentar o ódio em seu coração, não pense no mal,
pense no que pode fazer de bom e no que pode levar você adiante.
Se algo ou alguém te ferir profundamente, não se revolte,
não se deixe adoecer pelo ódio, permita-se perdoar
quantas vezes forem necessárias, porque somente o perdão
poderá ajudar a melhorar esse sentimento em você.
Busque no Amor, a sua paz interior, procure bons pensamentos
e principalmente procure Jesus como seu amigo.
Jesus nos deixou o Amor como objetivo de evolução e não o ódio.

Nenhum esforço é em vão

Muitas vezes nos pegamos tristes e sem ânimo por algo que não
conseguimos alcançar, neste instante pensamos: “Tanto Esforço em Vão”.
Não devemos jamais pensar desta forma, todo e qualquer esforço
é válido, seja no campo material ou espiritual, quando nos
esforçamos temos o conhecimento e o aprendizado como nossos
companheiros, todas as vezes que nos empenhamos para conquistarmos
algo, estamos adquirindo o conhecimento e desenvolvendo capacidades
que até a pouco não imaginávamos que tínhamos, capacidades como
a força e a coragem para ir em busca dos nossos objetivos de vida.
Durante a vida todos nós somos chamados ao aprendizado constante,
e somente com muito esforço é que conseguiremos atingir nossos objetivos.
Todas as nossas lutas nunca são em vão, porque é através de todo nosso
esforço que conseguimos adquirir experiências, conhecimentos
e a nossa mudança interior.
Seja qual for o seu esforço hoje, tenha a certeza de que deve continuar,
porque este lhe trará um grande aprendizado posterior, dê valor
ao seu esforço, não desista de você, perceba que quando tem a
coragem e a força, nada se torna impossível.
Confie em Jesus, se entregue aos seus ensinamentos e continue
se esforçando, projete para a sua vida o melhor para você
e não o que você deseja, porque muitas vezes o que
desejamos não é o melhor para nós.
Compreenda que todo esforço empregado em sua vida
é válido e jamais será em vão.

VIDA TRANSITÓRIA



Tendo em vista a transitoriedade do corpo e a inevitabilidade da morte, vive, de maneira que possas partir, da Terra, livre e feliz.

O fenômeno biológico pode interromper-se subitamente, não te permitindo tempo para qualquer preparação.

Conduze-te de forma que, seja qual for o momento em que sejas convidado ao retorno, possas seguir sem amarras ou aflições desconcertantes.

Organiza bem os teus labores e compromissos, a fim de que outros possam levá-los adiante com tranqüilidade.

Regulariza as tuas atividades, liberando-te de temores ou remorsos futuros desnecessários. Enriquece-te com os tesouros do amor, enquanto podes, a fim de que disponhas de recursos para a viagem inevitável.

Há pessoas, que vivem no corpo, totalmente esquecidas da sua fragilidade como da sua breve duração.

Programam compromissos a distância, no tempo, distraídas da compulsoriedade da morte.

Parecem crer que o passeio orgânico é conquista que não se interromperá, demorando-se no cultivo das fantasias e ilusões que um dia as abandonarão em doloroso estado de desencanto. Outras existem, assinaladas por sofrimentos cessar, deixando-se dominar pela revolta e pela amargura, esquecidas de que, em breve, estarão liberadas.

Nada na Terra, é definitivo, mesmo no campo físico das aglutinações moleculares, já que todos os fenômenos aí se dão mediante sucessivas transformações.

No que diz respeito aos valores morais espirituais, a experiência corporal tem, por finalidade precípua, desenvolvê-los e ampliá-los, para a glória de cada ser.

Age com serenidade, buscando sempre solucionar os problemas e desafios com saldo positivo de paz.

Evita as atitudes ostensivas e os comportamentos prepotentes, que ferem sem ajudar, deixando mágoas e aborrecimentos.

Usa o tempo com propriedade, bem dividindo as horas, sem que te esqueças dos deveres de relevo na órbita ritual'>espiritual.

Se queres, sempre podes produzir no bem.

Não te poupes, portanto, na ação da solidariedade, do esclarecimento, do amor.

Vida sem bondade, é como parasita explorador e pernicioso. Usa os dons íntimos, que te jazem latentes, e amplia-os em favor do progresso de todos.

Tua vida é exemplo para outras vidas.

Torna-a uma claridade no caminho daqueles que te seguem.

Ninguém passa incólume, insensível à presença de outrem. Deixa, em quem se acerque de ti, sinais de paz e de ternura, de amizade e de gratidão.

O tempo transcorrerá, inevitavelmente, de qualquer maneira.

Usa-o na construção da tua e da felicidade alheia.

Se dispuseres de oportunidade para aguardar a morte, faze-te exemplo de ânimo para aqueles que a temem ou a detestam, também encorajando os fracos e tímidos.

Se, entretanto, ela te chegar de improviso, recebe-a tranqüilamente, e segue, porque após a tua partida, com os teus exemplos bons, deixarás pegadas luminosas, como significando que por ali passou um coração afável que soube viver para a verdade e o amor.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

CONTINUAÇÃO DA VIDA

Hailton Souza -:

CONTINUAÇÃO DA VIDA
O descrédito de muitas pessoas e de muitas seitas e religiões a respeito da continuidade da vida, não muda absolutamente em nada a verdade simples e natural desse processo infinito, gradual e necessário à conquista da vida eterna.
A morte é apenas aparente, é um estágio entre duas vidas, ou seja, um sono que se completa dando ensejo a uma nova vida plena de energia e de felicidade, onde o espírito imortal continua suas experiências, sem o corpo físico, mas com o corpo espiritual, que tem forma humana.
DEUS não seria sumamente bom, sábio, amoroso, se nos colocasse aqui e depois nos destruísse em definitivo, nivelando por baixo todos os seus filhos, aniquilando bons e maus, num processo destrutivo em que o principal prejudicado seria a própria divindade, pois seria um rei sem súditos, ou um general sem soldados, vivendo só e isolado da humanidade que ele mesmo criou.
A vida continua infinitamente, e a partida de nossos parentes e amigos não deverão constituir sofrimentos para nós, e sim alegria, pois deixando o mundo físico, o espírito ingressa no mundo espiritual, onde, certamente, aguardará a nossa chegada, acrescendo o fato de que não existem fronteiras entre encarnados e desencarnados, ocorrendo sempre que possível, visitas noturnas durante o sono, diminuindo saudades, e incentivando-nos para a prática da moral cristã, deixada pelo CRISTO através do seu Evangelho de amor.
Feliz final de semana.
Muita paz
Blog: [link=http://hailtonsouza.blogspot.com]CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO MEU BLOG[/link]

domingo, 24 de abril de 2011



O ESPIRITA E A PÁSCOA

O ESPIRITA E A PÁSCOA
Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação".
Com o êxodo, a Páscoa hebraica será a lembrança perpétua da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés.Assumida pelos cristãos, a Páscoa Cristã será a lembrança permanente de que Deus libera seu povo de seus "pecados" (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal.
O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações. "Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - (João, 1:29).

João usou o termo Cordeiro, porque usava-se na época de Moisés, sacrificar um cordeiro para agradar á Deus.
Portanto, dá-se a idéia de que, Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados.
Mas para nos libertarmos dos "pecados", ou seja, dos erros, devemos estar dispostos a contribuir, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia.
Porque Jesus não morreu para nos salvar; Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação.

Esta palavra "salvação", segundo Emmanuel, vale por "reparação", "restauração", "refazimento".

Portanto, "salvação" não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é "libertação" de compromisso; é regularização de débitos. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.

Portanto, aproveitemos mais esta data, para revermos os pedidos do Cristo, para "renovarmos" nossas atitudes. Como disse Celso Martins, no livro "Em busca do homem novo" : "Que surja o homem NOVO a partir do homem VELHO. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por muitos de nós, que se agitam na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristão


Que este homem novo seja um soldado da Paz neste mundo em guerras. Um lavrador do Bem neste planeta de indiferença e insensibilidade. Um paladino da Justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares. Um defensor da Verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas e tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional.

Que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da Caridade, como entendia Jesus: Benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias."

Por isso, nós Espíritas, podemos dizer que, comemoramos a páscoa todos os dias. A busca desta "libertação" e/ou "renovação" é diário, e não somente no dia e mês pré determinado. Queremos nos livrar deste homem velho. Que ainda dá maior importância para o coelhinho, o chocolate, o bacalhau, etc., do que renovar-se. Que acha Escrito por Rudymara
12-Mar-2008 desrespeito comer carne vermelha no dia em que o Cristo é lembrado na cruz. Sem se dar conta que o desrespeito está em esquecer-se Dele, nos outros 364 dias do ano, quando odiamos, não perdoamos, lesamos o corpo físico com bebidas alcoólicas, cigarro, comidas em excesso, drogas, sexo desregrado, enganamos o próximo, maltratamos o animal, a natureza, quando abortamos, etc. Aliás, fazemos na páscoa o que fazemos no Natal. Duas datas para reflexão. Mas que confundimos, infelizmente, com presentes, festas, comidas, etc.

Portanto, quando uma instituição espírita se propõe a distribuir ovos de páscoa aos carentes não significa que esteja comemorando esse dia, apenas está cumprindo o preceito de caridade, distribuindo um pouco de alegria aos necessitados.



FONTE REVISTA CRISTÃ ESPIRITA

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CAMINHO DE LUZ





Se queres ser feliz, auxilia.

Se desejas que te ouçam, ouve.

Se queres ser amado, ame.



Quando descobrires o verdadeiro caminho, e, ao, indicá-lo fores desacreditado; crê em ti e segue, pois algum dia vislumbrarás bem distante à despontar pequenas luzes na estrada.



Assim é a vida meus amigos. Um longo caminho, um grande aprendizado, onde o correto, o verdadeiro por vezes começa só.



Mas um dia perceberá um séquito a seguí-lo. Portanto não te afastes de tuas verdadeiras convicções pautadas pelo teu Deus Superior e, não questiones se fostes ouvido, seguido, amado!



Esta estrada precisa ser achada e a descoberta é individual. É longa, cheia de percalços e para muitos, ainda está bloqueada.



Procura afastar as
pedras, as tuas pedras e se conseguires afasta também as do teu próximo.



E, se for de teu alcance, transforme-as em grãos diminutos, por onde tu e ele possam
transitar. Sem que ele perceba propicia-lhe um atalho sólido. Deixa o caminho
pronto e segue.



Completa a tua Obra e crê naqueles que te enviam luzes

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PERDOA SEMPRE

Auxiilia aos outros, sem a preocupação de receber o amparo alheio.
Tudo aquilo que fizermos agora, será aquilo que colheremos depois.
Consideremos, porém que a fim de sanar os desajustes na engrenagem de nosso relacionamento recíproco, o Senhor nos concede a bênção da compaixão.
Se anotas a presença de amigos candidatos ao discemimento maior com as falhas naturais pelas quais se identificam, compadece-te deles e ampara-os com as forças ao teu alcance.
Abraça o trabalho do bem aos outros com alegria.
Aprende a colocar com o bem do próximo, na convicção de que ninguém progride a sós.
Trabalha e serve constantemente.
E certifica-te de que, onde o pensamento positivo do bem prevaleça, ai brilha o caminho do aperfeiçoamento de nossas almas para Deus, fortalecendo-nos para que estejamos na realização do melhor.
Em qualquer situação difícil, aparentemente insolúvel, usa mais paciência, porque a paciência é construção da alma sobre os alicerces da fé em Deus e, aplicando mais paciência onde estiveres, em quaisquer tribulações que, porventura te apareçam, claramente vencerás.

Livro: Caminho IluminadoFrancisco C. XavierEmmanuel

domingo, 6 de março de 2011

'CARNAVAL, O OUTRO LADO DA FESTA NA VISÃO ESPÍRITA"

DEIXAREI NESTE TÓPICO
ESCLARECIMENTOS QUE VEM ,ATRAVÉS DE LIVROS,TRANSMITIDOS PELOS "ESPIRÍTOS SUPERIORES".


ACHEI MUITO INTERESSANTE, ESPERO QUE VOCES TAMBÉM ACHEM.
PARA OS QUE NÃO TEM ESSE CONHECIMENTO, MESMO PARA OS QUE JÁ TEM, SEMPRE TEM ALGO MAIS A ACRESCENTAR.

COMO SEMPRE DIGO -

"SABER, ENTENDER E ANALISAR SOBRE O FATO, NUNCA É DEMAIS, É CONHECIMENTO COM A RAZÃO E A LÓGICA.

SEM NENHUMA PRETENÇÃO DE CONDENAR OU DOUTRINAR ALGUÉM, MAS, PASSAR ESCLARECIMENTO, COMO ESTOU SENDO ESCLARECIDA.

SE ALGUÉM TIVER ALGO À ACRESCENTAR OU POSTAR FIQUE A VONTADE


"COMO TUDO ESTÁ INTERLIGADO AQUI E ALÉM TÚMULO,UM POUCO MAIS SOBRE ESTÁ FESTA QUE TANTO EMPOLGA A MUITOS."

*Os preparativos para a grande festa estão sendo providências há meses.

*As escolas de samba preparam,ao longo do ano,as fantasias que os integrantes irão desfilar nas largas avenidas,em meio às arquibancadas abarrotadas de espectadores.

*Os foliões surgem de diversos pontos do planeta,trazendo na bagagem um sonho em comum: "CAIR NA FOLIA".

*Pessoas respeitáveis,cidadãos dignos,pessoas famosas,se permitem "SAIR DO SÉRIO",nesses dias de carnaval.

*Trabalhadores anônimos, que andam as voltas com dificuldades financeiras o ano todo,gastam o que não têm para sentir o prazer efêmro de curtir dias de completa insanidade.

*Malfeitores comuns se aproveitam da confusão para realizar crimes nefastos,confundidos com a massa humana que pula freneticamente.

*Jovens e adultos se deixam cair nas armadilhas viscosas das drogas alucinantes.

*ESTE É O LADO DA FESTA QUE PODEMOS OBSERVAR DESTE LADO DA VIDA.

*Mas há outro lado dessa festa tão disputada:

"O LADO ESPIRITUAL."

*Narram os ESPIRITOS SUPERIORES que a realidade do carnaval,observada do ALÉM,é muito diferente e lamentávelmente mais triste.

"Multidões de Espíritos infelizes também invadem as avenidas num tirste espetáculo de grandes proporções.

"Malfeitores das trevas se vinculam aos fuliões pelos fios invisíveis do pensamento,em razão das preferências que trazem no mundo íntimo.

"A sintonia,no Universo,com a gravitação, É LEI DA VIDA.

"VIVE-SE NO LUGAR E COM QUE SE DESEJA PSIQUICAMENTE."

"HÁ UM INTERCÂMBIO VIBRATÓRIO EM TODOS EM EM TUDO."

"E essa sintonia se dá pelos desejos e tendências acalentados na intimidade do ser e não de acordo com a embalgem exterior.

"E é graças a essa LEI DE AFINIDADES que os Espíritos das trevas se vinculam aos foliões descuidados,induzindo-os a orgias deprimentes e atitudes grotescas de lamentáveis consequência.

sábado, 29 de janeiro de 2011

PRECE À JESUS

Sê louvado, Senhor, pela bendita escola
Da verdade, em que Fé por sol se descortina,
Restaurando de novo a Celeste Doutrina
Em que o Mundo se eleva e a Vida se acrisola.

Templo, celeiro, lar, aconchego, oficina,
Revelação, apoio, entendimento, esmola,
Tudo que ampara, educa, alivia ou consola
Em tudo aqui te exalta a Presença Divina!...

Enquanto o Mundo chora, anseia, luta e avança,
Faze de nossa casa um pouco de Esperança
Na construção do Bem à luz que te descerra...

Aspiramos contigo a ser, dia por dia,
Uma forja de paz que trabalha e confia,
Uma fonte de Amor na aspereza da Terra.
Auta de Souza

BRILHE VOSSA LUZ - André Luiz

"Corre, incessantemente, o caudaloso rio da vida...
Iniciam-se viagens longas, embarca-se e desembarca-se, entre esperanças renovadas e prantos de despedida.
Viajores partem, viajores tornam.
Como é difícil atingir o porto da renovação!
Quase sempre, a imprevidência e a inquietude precipitam-se nas profundezas sombrias!...
Para vencer a jornada laboriosa, é preciso aprender com Alguém que foi o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ele não era conquistador e fundou o maior de todos os domínios, não era geógrafo e descortinou os sublimes continentes da imortalidade, não era legislador e iluminou os códigos do mundo, não era filósofo e resolveu os enigmas da alma, não era juiz e ensinou a justiça com misericórdia, não era teólogo e revelou a fé viva, não era diplomata e trouxe a fórmula da paz, não era médico e limpou leprosos, restaurou a visão dos cegos e levantou paralíticos do corpo e do espírito, não era cirurgião e extirpou a chaga da animalidade primitiva, não era sociólogo e estabeleceu a solidariedade humana, não era cientista e foi o sábio dos sábios, não era escritor e deixou ao Planeta o maior dos livros, não era advogado e defendeu a causa da Humanidade inteira, não era engenheiro e traçou caminhos imperecíveis, não era economista e ensinou a distribuição dos bens da vida a cada um por suas obras, não era guerreiro e continua conquistando as almas há vinte séculos, não era químico e transformou a lama das paixões em ouro da espiritualidade superior, não era físico e edificou o equilíbrio na Terra, não era astrônomo e desvendou os mundos novos da imensidade, enriquecendo de luz o porvir humano, não era escultor e modelou corações, convertendo-os em poemas vivos de bondade e esperança...
Ele foi o Mestre, o Salvador, o Companheiro, o Amigo Certo, humilde na manjedoura, devotado no amor aos infelizes, sublime em todas as lições, forte, otimista e fiel ao Supremo Senhor até a cruz.
Bem aventurados os seus discípulos sinceros, que se transformam em servidores do mundo por amor ao seu amor!
Valiosa é a experiência do homem, bela é a ciência da Terra, nobre é a filosofia religiosa que ilumina os conhecimentos terrestres, admirável é a indústria das nações, vigorosa é a inteligência das criaturas, maravilhosos são os sistemas políticos dos povos mais cultos, entretanto, sem Cristo, a grandeza humana pode não passar de relâmpago, dentro da noite espessa.
"Brilhe a vossa luz", disse o Mestre Inesquecível.
Acenda cada aprendiz do Evangelho a lâmpada do coração.
Não importa seja essa lâmpada pequenina.
A humilde chama da vela distante é irmã da claridade radiosa da estrela.
É indispensável, porém, que toda a luz do Senhor permaneça brilhando em nossa jornada sobre abismos, até a vitória final no porto da grande libertação." (Apostilas da Vida, 1, IDE)

ESTÁS DOENTE?

“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará.” - (TIAGO, capítulo 5, versículo 15.)

Todas as criaturas humanas adoecem, todavia, são raros aqueles que cogitam de cura real.
Se te encontras enfermo, não acredites que a ação medicamentosa, através da boca ou dos poros, te possa restaurar integralmente.
O comprimido ajuda, a injeção melhora, entretanto, nunca te esqueças de que os verdadeiros males procedem do coração.
A mente é fonte criadora.
A vida, pouco a pouco, plasma em torno de teus passos aquilo que desejas.
De que vale a medicação exterior, se prossegues triste, acabrunhado ou insubmisso?
De outras vezes, pedes o socorro de médicos humanos ou de benfeitores espirituais, mas, ao surgirem as primeiras melhoras, abandonas o remédio ou o conselho salutar e voltas aos mesmos abusos que te conduziram à enfermidade.
Como regenerar a saúde, se perdes longas horas na posição da cólera ou do desânimo? A indignação rara, quando justa e construtiva no interesse geral, é sempre um bem, quando sabemos orientá-la em serviços de elevação; contudo, a indignação diária, a propósito de tudo, de todos e de nós mesmos, é um hábito pernicioso, de conseqüências imprevisíveis.
O desalento, por sua vez, é clima anestesiante, que entorpece e destrói.
E que falar da maledicência ou da inutilidade, com as quais despendes tempo valioso e longo em conversação infrutífera, extinguindo as tuas forças?
Que gênio milagroso te doará o equilíbrio orgânico, se não sabes calar, nem desculpar, se não ajudas, nem compreendes, se não te humilhas para os desígnios superiores, nem procuras harmonia com os homens?
Por mais se apressem socorristas da Terra e do Plano Espiritual, em teu favor, devoras as próprias energias, vítima imprevidente do suicídio indireto.
Se estás doente, meu amigo, acima de qualquer medicação, aprende a orar e a entender, a auxiliar e a preparar o coração para a Grande Mudança.
Desapega-te de bens transitórios que te foram emprestados pelo Poder Divino, de acordo com a Lei do Uso, e lembra-te de que serás, agora ou depois, reconduzido à Vida Maior, onde encontramos sempre a própria consciência.
Foge à brutalidade.
Enriquece os teus fatores de simpatia pessoal, pela prática do amor fraterno.
Busca a intimidade com a sabedoria, pelo estudo e pela meditação.
Não manches teu caminho.
Serve sempre.
Trabalha na extensão do bem.
Guarda lealdade ao ideal superior que te ilumina o coração e permanece convicto de que se cultivas a oração da fé viva, em todos os teus passos, aqui ou além, o Senhor te levantará. (EMMANUEL Fonte Viva, 86 FCXavier, FEB)
Senhor! Quando me concederes aquilo de que eu mais precise, ensina-me a usar a tua concessão, não só em meu proveito, mas em benefício dos outros, a fim de que eu seja feliz com a tua dádiva, sem prejudicar a ninguém.

André Luiz
Trabalha, pois, quanto seja possível no capítulo da harmonização, mas se o adversário te desdenha os bons desejos, concilia-te com a própria consciência e espera confiante.

Emmanuel

O perdão

O perdão será sempre profilaxia segura, garantindo, onde
estiver, saúde e paz, renovação e segurança.

Emmanuel

Bom dia!

Se aspiras a convencer os que te rodeiam quanto à verdade,
não olvides que, acima de todos os fenômenos passageiros e discutíveis, o único argumento edificante de que dispões
é o de tua própria conduta, no livro da própria vida.

Emmanuel

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

QUE FAZEIS DE ESPECIAL?

"Que fazeis de especial ?"
- Jesus.
(Mateus, 5:47.)

Iniciados na luz da Revelação Nova, os espiritualistas-cristãos possuem patrimônios de entendimento muito acima da compreensão normal dos homens encarnados.

Em verdade, sabem que a vida prossegue vitoriosa, além da morte; que se encontram na escola temporária da Terra, em favor da iluminação espiritual que lhes é necessária; que o corpo carnal é simples vestimenta a desgastar-se cada dia; que os trabalhos e desgostos do mundo são recursos educativos; que a dor é o estímulo às mais altas realizações; que a nossa colheita futura se verificará, de acordo com a sementeira de agora; que a luz do Senhor clarear-nos-á os caminhos, sempre que estivermos a serviço do bem; que toda oportunidade de trabalho no presente é uma benção dos Poderes Divinos; que ninguém se acha na Crosta do Planeta em excursão de prazeres fáceis, mas, sim, em missão de aperfeiçoamento; que a justiça não é uma ilusão e que a verdade surpreeenderá toda a gente; que a existência na esfera física é oficina de trabalho, resgate e redenção e que os atos, palavras e pensamentos da criatura produzirão sempre os frutos que lhes dizem respeito, no campo infinito da vida.

Efetivamente, sabemos tudo isto.

Em face, pois, de tantos conhecimentos e informações dos planos mais altos, a beneficiarem nossos, círculos felizes de trabalho espiritual, é justo ouçamos a interrogação do Divino Mestre:

- Que Fazeis mais que os outros?

AMA E PERDOA SEMPRE

Ama, compreende e perdoa sempre.

Dependerás, acaso, de decretos humanos para meter mãos à obra?

Lembra-te, meu amigo, do que os administradores do mundo são, na maioria das vezes, veneráveis prepostos da Sabedoria Imortal, amparando os potenciais econômicos, passageiros e perecíveis do mundo; todavia, não te esqueças das recomendações traçadas no Código da Vida Eterna, na execução das quais devemos edificar o Reino Divino, dentro de nós mesmos.

E OLHAI POR VÓS

E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez e dos cuidados desta vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia." - Jesus.
(Lucas, 21:34.)

Em geral, o homem se interessa por tudo quanto diga respeito ao bem-estar imediato da existência física, descuidando-se da vida espiritual, a sobrecarregar sentimentos de vícios e inquietações de toda sorte. Enquanto lhe sobra tempo para comprar aflições no vasto noticiário dos planos inferiores da atividade terrena, nunca encontre oportunidade para escassos momentos de meditação elevada. Fixa com interesse as ondas destruidoras de ódio e treva que assolam nações, mas não vê, comumente, as sombras que o invadem. Vasculha os males do vizinho e distrai-se dos que lhe são próprios.

Não cuida senão de alimentar convenientemente o veículo físico, mergulhando-se no mar de fantasias ou encarcerando-se em laços terríveis de dor, que ele próprio cria, ao longo do caminho.

Depois de plasmar escuros fantasmas e de nutrir os próprios verdugos, clama, desesperado, por Jesus e seus Mensageiros.

O Mestre, porém, não se descuida em tempos algum e, desde muito, recomendou vele cada um por si, na direção da espiritualidade superior.

Sabia o Senhor quanto é amargo o sofrimento de improviso e não nos faltou com o roteiro, antecedendo-nos a solicitação, há muitos séculos.

Retira-se cada um dos excessos na satisfação egoística, fuja ao relaxamento do dever, alije as inquietações mesquinhas - e estará preparada à sublime transformação.

Em verdade, a Terra não viverá indefinitivamente sem contas; contudo, cada aprendiz do Evangelho deve compreender que o instante da morte do corpo físico é dia de juízo no mundo de cada homem.

PORTA ESTREITA

Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão - Jesus.
(Lucas, 13:24.)

Antes da reencarnação necessária ao progresso, a alma estima na "porta estreita a sua oportunidade gloriosa nos círculos carnais.

Reconhece a necessidade do sofrimento purificador. Anseia pelo sacrifício que redime. Exalta o obstáculo que ensina. Compreende a dificuldade que enriquece a mente e não pede outra coisa que não seja a lição, nem espera senão a luz do entendimento que a elevará nos caminhos infinitos da vida.

Obtém o vaso frágil de carne, em que se mergulha para o serviço de retificação e aperfeiçoamento.

Reconquistando, porém, a oportunidade da existência terrestre, volta a procurar as "portas largas" por onde transitam as multidões.

Fugindo à dificuldade, empenha-se pelo menor esforço.

Temendo o sacrifício, exige a vantagem pessoal,

Longe de servir aos semelhantes, reclama os serviços dos outros para si.

E, no sono doentio do passado, atravessa os campos da evolução, sem algo realizar de útil, menosprezando os compromissos assumidos.

Em geral, quase todos os homens somente acordam quando a enfermidade lhes requisita o corpo às transformações da morte.

"Ah! se fosse possível voltar!..." - pensam todos.

Com que aflição acariciam o desejo de tornar a viver no mundo, a fim de aprenderem a humildade, devotariam então à felicidade dos outros!...

Mas...é tarde. Rogaram a "porta estreita" e receberam-na, no entretanto, reciaram no instante do serviço justo. E porque se acomodaram muito bem nas "portas largas", volveram a integrar as fileiras ansiosas daqueles que procuram entrar, de novo, e não conseguem.

TU PORÉM

Tu, porém, fala o que convém à sua doutrina." - Paulo
(Tito, 2:1.)

Desde que não permaneças em temporária inibição do verbo, será assediado a falar em todas as situações.

Convocar-te-ão a palavra os que desejam ser bons e os deliberadamente maus, os cegos das estradas sobrias e os caminheiros das sendas tortuosas.

Corações pertubados pretenderão arrancar-te expressões pertubadoras.

Caluniadores induzir-te-ão a caluniar.

Levianos tentarão conduzir-te à leviandade.

Ironistas buscarão localizar-te a alma no falso terreno do sarcasmo.

Compreende-se que procedem assim, porquanto são ignorantes, distraídos da iluminação espiritual. Cegos desditosos sem o saberem, vão de queda em queda, desastre em desastre, criando a desventura de si mesmos.

Tu, porém, que conheces o que eles desconhecem, que cultivas na mente valores espirituais que ainda não cultivam, toma cuidado em usar o verbo, como convém ao Espírito do Cristo que nos rege os destinos. É muito difícil falar aos que nos interpreta de maneira a satisfazê-los, e não é fácil replicar-lhes como convém aos nossos interesses e conveniências particulares; todavia, dirigirmo-nos aos outros, com a prudência amorosa e com a tolerância educativa, como convém à sã doutrina do Mestre, é tarefa complexa e enobrecedora, que requisita ciência do bem no coração e o entendimento evangélicco nos raciocínios.

Que os ignorantes e os cegos da alma falem desordenadamente, pois não sabem, nem vêem...

Tu porém, acautela-te nas criações verbais, como quem não se esquece das contas naturais a serem acertadas no dia próximo.

EM SILÊNCIO

"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos do Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus." - Paulo. (Efésios, 6:6.)

Se sabes, atende ao que ignora, sem ofúsca-lo com a tua Luz.

Se tens, ajuda ao necessitado, sem molestá-lo com tua posse.

Se amas, não firas o objeto amado com exigências.

Se pretendes curar, não humilhes o doente.

Se queres melhorar os outros, não maldigues ninguém.

Se ensinas a caridade, não te trajes de espinhos, para que teu contato não dilacere os que sofrem.

Tem cuidado na tarefa que o Senhor te confiou.

È muito fácil servir à vista. Todos querem fazê-lo procurando o apreço dos homens.

Difícil, porém, é servir às ocultas, sem o ilusório manto da vaidade.

È por isto que, em todos os tempos, quase todo o trabalho das criaturas é dispersivo e enganoso. Em geral, cuida-se de obter a qualquer preço as gratificações e as honras humanas.

Tu, porém, meu amigo, aprende que o servidor sincero do Cristo fala pouco e constrói, cada vez mais, com o Senhor, no divino silêncio do espírito...

Vai e serve.

Não te dêem cuidado as fantasias que confundem os olhos da carne e nem te consagres aos ruídos da boca.

Faz o bem, em silêncio.

Foge às referências pessoais e aprendamos a cumprir, de coração, a vontade de Deus.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DESCULPAR - Josepha

Procura motivos para desculpar tantos quantos te possam ter ofendido dessa ou daquela forma, com ou sem motivos aparentes, direta ou indiretamente, para que a vitória da paz, e a implantação da harmonia, em torno de teus passos não se demore a estabelecer.

É, certo que, o mal que te possam ter causado sem que “nada tenhas feito por merecer”, estará sendo apreciado cedo ou tarde pelo Tribunal da Justiça Divina, e que, em sendo assim, terás por certo teus direitos reconhecidos e, por conseguinte, quem te houver causado prejuízos de qualquer ordem, arcará, inevitavelmente, com as conseqüências dos atos e ações, indevidamente relacionados com teu nome.

Mas, como indivíduo encarnado num planeta de provas e expiações, bem distante da pureza espiritual, como nos informam os Espíritos Superiores, é prudente e até mesmo inteligente, procurar desculpar e esquecer o quanto já te mostres capaz, as possíveis falhas do teu semelhante em relação a ti, pois, do mesmo modo que te utilizar para julgar as palavras, atos e ações de teus irmãos, serás também, medido e pesado, pela Justiça Maior, com os respectivos instrumentos de que tenhas te servido, para que também tu, prestes contas dos teus desatinos frente à contabilidade Celeste.

Procura entender, que nem todos os que nos ofendem ou caluniam, o fazem por maldade, e sim por pura ignorância e, até, por motivos de infortúnio e desespero, a quem precisamos dar nossa cota de contribuição e empenho no socorro que devemos ofertar aos necessitados que nos pedem ajuda e compreensão no dia a dia de nossas vidas, concedendo-nos excelentes oportunidades de desenvolver em nós as virtudes divinas do amor no exercício da verdadeira caridade.

Quem, de nós, em sã consciência, poderá medir ou, sequer avaliar, a extensão das trevas nas mãos que se envolveram em crimes?, Quem, de nós, seres humanos estará suficientemente capacitado a tudo, para distinguir toda a extensão da dor e da necessidade que provoca em alguém o desespero e a revolta?

Acautela-te, portanto, ante todo aquele que te possa trazer dissabores ou prejuízos, buscando na oração o combustível da fé e da esperança, desculpando infinitamente a todos, deixando a cargo da Soberana Justiça do Universo o julgamento final e inequívoco, em benefício de todos, e, que em relação a ti, possa garantir paz e tranqüilidade para que tua consciência se conserve harmonizada e em cumprimento das sábias e imutáveis Leis de Deus.


EM TODOS OS LUGARES - Irmão José

Onde todos gritam, silencia.
Onde muitos condenam, compreende.

Onde vige o desespero, pacifica.
Onde lavre o ódio, ama.

Onde houver sombra, ilumina.
Onde domine o mal, ora.

Onde chora a penúria, socorre.
Onde tropeça alguém, auxilia.

Onde existe ressentimento, perdoa.
Onde nasce a tentação, resiste.

Em todos os lugares,
Persevera no bem e espera por Deus.


RECADO DA VIDA - Maria Dolores

Se o presente é rude e amargo,
com nublados horizontes,
coração não se amedrontes
nas sombras de algum lugar...
sigamos buscando a frente,
na direção do porvir,
a paz reclama servir,
progresso pede marchar.

Olha o quadro que te cerca,
do átomo aos oceanos,
do verme aos seres humanos,
a confiança é valor;
o sol se apóia no espaço,
criando jardins fecundos
que o tempo transforma em mundos
de evolução e de amor.

A semente entregue ao solo
germina e cresce sem medo,
faz-se depois arvoredo,
depois, é verde mansão;
suporta vento e aguaceiro
cada flor que desabrocha,
confia-se o vale à rocha,
o rio tem fé no chão.

Assim também, os espinhos
da provação que te alcança,
são faixas de segurança
de invisíveis cireneus;
cumpre o dever que te cabe,
trabalha, serve e porfia,
tens a fé por luz e guia
da Terra aos braços de Deus.


sábado, 8 de janeiro de 2011