sábado, 25 de dezembro de 2010

Perfil de Jesus

Toda especial foi a Sua vida.

Anunciado por profecias, sonhos e anjos, Ele esteve aguardado pela ansiedade do povo, pelo orgulho nacional de raça e o despotismo dos dominadores políticos que o desejavam guerreiro arbitrário e apaixonado.

Quando o silêncio espiritual pairava em Israel, Ele nasceu no anonimato de uma noite gentil, numa manjedoura, cercado por animais domésticos e assistido pelo amor dos pais humildes, sem outras testemunhas.

Seus primeiros visitadores eram, amantes da natureza, pastores simples, logo seguidos por magos poderosos, num contraste característico, que sempre assinalaria a Sua jornada entre os homens.

Nas paisagens de Nazaré Ele cresceria desconhecido, movimentando-se entre a carpintaria do pai e as meditações nas campinas verdejantes, confundido com outros jovens sem qualquer destaque portador de conflitos antes da hora.

Amadureceu no lar como o trigo bom no solo generoso, e, quando chegou a hora, agigantou-se na sinagoga, desvelando-se e anunciando-se.

Incompreendido, como era de esperar-se, saiu na busca daqueles que iriam segui-Lo e ficariam como pilotis da Nova Era que ele iniciava.

No bucolismo da Galiléia, pobre e sonhadora, fértil e rica de beleza, Ele começou o ministério que um dia se alargaria por quase toda a Terra, apresentando o programa de felicidade que faltava às criaturas.

Jamais igualado, Sua voz possuía a mágica entonação do amor que penetra e dulcifica, ensinando como ninguém mais conseguiu igualá-Lo.

A majestade do Seu porte confundia os hipócritas e desarmava os adversários fortuitos, pela serena inocência, profunda sabedoria e invulgar personalidade.

Nunca se perturbou diante das conjunturas humanas, sobre as quais pairava, embora convivendo com gente de má vida, pecadores e perversos, pobres desesperados e ricos desalmados, vítimas morais de si mesmos no vício e perseguidores contumazes...

Ele compreendia a pequenez humana e impulsionava os indivíduos ao crescimento interior, às conquistas maiores.

Penetrando o futuro referiu-se às hecatombes que a insânia humana provocaria, mas, apresentou também a realidade do bem como coroamento dos esforços e sacrifícios gerais.

Poeta, fez-se cantor.

Príncipe, tornou-se vassalo.

Senhor, converteu-se em servo.

Nobre de origem celeste, transformou-se em escravo por amor.

Ninguém disse o que Ele disse, conforme o fez e o viveu.

Jesus é a síntese histórica da ascensão humana.

Demarcando as épocas, assinalou-as com o estatuto da montanha, em bem-aventuranças eternas.

Nem a morte O diminuiu. Pelo contrário, antecipou-lhe a luminosa ressurreição, que permanece como vida de sabor eterno, varando as eras.

Grandioso, hoje como ontem, é o amanhã dos que choram, sofrem, aguardam e amam.

Sua veneranda presença paira dominadora sobre a humanidade, que nEle encontra o alfa e o ômega das suas aspirações.

Jesus é a vida em representação máxima do Criador, como Modelo para a humanidade de todos os tempos.

Unamo-nos a Ele e vivamo-Lo.







FONTE: LIVRO: Perfis da Vida
Capítulo : Perfil de JESUS
Autor Espiritual :
Psicografada por: Raúl Teixeira

Diante da Manjedoura - Emannuel

Senhor: Diante da Manjedoura em que nos descerras o coração, ensina-nos a abrir os braços para receber-Te.

Não nos relegues ao labirinto de nossas ilusões, nem nos abandones ao luxo de nossos problemas.

Vimos ao Teu encontro, cansados de nossa própria fatuidade.

Sol da Vida, não nos confies às trevas da morte.

Fortalece-nos o bom ânimo.

Reaviva-nos a fé.

Induze-nos à confiança e à boa vontade.

Tu que renunciaste ao Céu em favor da Terra, ajuda-nos a descer, com o Supremo Bem, para sermos mais úteis!...

Tu que deixaste a companhia dos anjos sábios e generosos, por amor aos homens ignorantes e infelizes, auxilia-nos a estender com os irmãos mais necessitados que nós mesmos o tesouro de luz que nos trazes!...

Defende-nos contra os vermes da vaidade.

Ampara-nos contra as serpes do orgulho.

Conduze-nos ao caminho do trabalho e da humildade.

E, reconhecidos à frente do Teu Berço de Luminosa Esperança, nós te rogamos, sobretudo, os dons da simplicidade e da Paz, para que sejamos contigo fiéis a Deus, hoje e sempre.

Assim seja.

CARTA DE NATAL - Maria Dolores

Ninguém te esquecerá, Jesus, o berço pobre,
A noite, o frio, a palha, a estrebaria,
A estrela que surgiu no firmamento
E os pastores cantando de alegria!...

"Glória a Deus nas Alturas, Paz aos Homens
De toda a Terra!... "Temos na lembrança
A voz dos anjos que te acompanhavam
A mensagem de amor e de esperança...

Quantos conquistadores já passaram!...
Senhores do poder, altivos e aguerridos...
E quanto mais brilhavam sobre os povos,
Mais desceram, por fim, aos museus esquecidos!...

Hoje, o Progresso atinge culminâncias;
É o cérebro a fulgir em triunfos supremos;
Mas quando a provação nos procura e domina
É sempre a ti, Senhor, que recorremos.

Natal!... Os homens cantam separados...
Perdoa-nos, Senhor, os erros tais quais são
Não nos deixes a sós, Amado Amigo.
Fica, Jesus, em nosso coração!...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A MAGIA DO NATAL...




A cada ano que passa ...
Cada pequenino instante do Natal
Cada pensamento que temos, sobre
a importância dessa época, ficam
marcados em nossos corações ...

Os amigos, a família, as pessoas que
realmente importam para nós, são o
verdadeiro sentido da Felicidade ...
Do amor, da emoção que sentimos
ao comemorar uma data tão especial !

Que a magia do Natal nos dê a certeza
de que novos tempos surgirão, que a
celebração do Natal promova a PAZ, a
ALEGRIA, a SOLIDARIEDADE e que o AMOR
esteja sempre presente todos os dias !!!

Na vida de cada um de nós ...

Este é o meu maior presente a “VOCÊ“.
Desejo um FELIZ NATAL !!!

NATAL

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010


ISSO TAMBÉM PASSA!

*Isso também passa*




Certo dia um homem percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurado aos pés da cama de Chico Xavier:
"isso também passa".
Com a curiosidade de cada ser humano resolveu perguntar:
"Irmão, o que significa essa frase?"
E o mestre sem titubear lhe responde: A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não.
Mas tudo significa aprendizado.
Recebi esta mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor onde quase perdi a fé.
Essa frase é para que todos os dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que quando tiver um problema, antes de me lamentar eu possa me lembrar que "isso também passa", e para quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois
"isso também passa"...
Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias. Praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo perante as mais difíceis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.
É ter a consciência de que todas as pessoas erram, de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição e por isso até saber que se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas é porque esperamos mais do que elas estão preparadas para dar, dentro de seu contexto e grau de compreensão.
Deste modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que "isso também passa"!

(Chico Xavier)


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ANTE O DIVÓRCIO

Toda perturbação no lar, frustrando-lhe a viagem no tempo, tem causa específica. Qual acontece ao comboio, quando estaca indebitamente ou descarrila, é imperioso angariar a proteção devida para que o carro doméstico prossiga adiante.

No transporte caseiro, aparentemente ancorado na estação do cotidiano (e dizemos aparentemente, porque a máquina familiar está em movimento e transformação incessantes), quase todos os acidentes se verificam pela evidência de falhas diminutas que, em se repetindo indefinidamente, estabelecem, por fim, o desastre espetacular.

Essas falhas, no entanto, nascem do comportamento dos mais interessados na sustentação do veículo ou, propriamente, do marido e da mulher, chamados pela ação da vida a regenerar o passado ou a construir o futuro pelas possibilidades da reencarnação no presente, falhas essas que se manifestam de pequeno desequilíbrio, até que se desencadeie o desequilíbrio maior.

Nesse sentido, vemos cônjuges que transfiguram conforto em pletora de luxo e dinheiro, desfazendo o matrimônio em facilidades loucas, como se afoga uma planta por excesso de adubo, e observamos aqueles outros que o sufocam por abuso de sovinice; notamos os que arrasam a união conjugal em festas sociais permanentes e assinalamos os que a destroem por demasia de solidão; encontramos os campeões da teimosia que acabam com a paz em família, manejando atitudes do contra sistemático, diante de tudo e de todos, e identificamos os que a exterminam pelo silêncio culposo, à frente do mal; surpreendemos os fanáticos da limpeza, principalmente muitas de nossas irmãs, as mulheres, quando se fazem mártires de vassoura e enceradeira, dispostas a arruinar o acordo geral em razão de leve cisco nos móveis, e somos defrontados pelos que primam no vício de enlamear a casa, desprezando a higiene.

Equilíbrio e respeito mútuo são as bases do trabalho de quantos se propõem garantir a felicidade conjugal, de vez que, repitamos, o lar é semelhante ao comboio em que filhos, parentes, tutores e afeiçoados são passageiros.

Alguém perguntará como situaremos o divórcio nestas comparações. Divorciar, a nosso ver, é deixar a locomotiva e seus anexos. Quem responde pela iniciativa da separação decerto que larga todo esse instrumental de serviço à própria sorte e cada consciência é responsável por si. Não ignoramos que o trem caseiro corre nos trilhos da existência terrestre, com autorização e administração das Leis Orgânicas da Providência Divina e, sendo assim, o divórcio, expressando desistência ou abandono de compromisso, é decisão lastimável, conquanto às vezes necessária, com raízes na responsabilidade do esposo ou da esposa que, a rigor, no caso, exercem as funções de chefe e maquinista.

* * *

Xavier, Francisco Cândido.
Ditado pelo Espírito Emmanuel

terça-feira, 23 de novembro de 2010

NO RUMO DA PAZ! André Luiz

Se você retirar da tristeza que lhe cobre o olhar,
observará que o sol e o Tempo renasceram,
hoje, a fim de que possa refazer-se e recomeçar.
Não se sabe de ninguém que houvesse conseguido
a restauração ou êxito em clima de desencanto.
Sorrir atraindo dedicações e possibilidades ou
mostrar a face agoniada da irritação, suscitando adversários ou problemas, dependerá sempre de
você mesmo. Ódio e medo, inveja ou ciúme,
desespero ou ressentimento desajustam a mente,
e a mente desequilibrada envenena o corpo.
Procure ver o melhor dos outros, e dê aos outros
o melhor de você, porque o pessimismo jamais
edifica. Você receberá auxilio e assistência na
medida exata das suas prestações de serviço ao
próximo, recebendo, ainda, por acréscimo,
valiosas bonificações da Providência Divina.
Recordemos que, situar-nos nas dificuldades dos
outros, de modo a senti-las como se fossem nossas,
para auxiliar aos outros, sem exigência ou
compensação, é a maneira mais justa de garantir
a paz. Lembremo-nos sempre de que a criatura
humana, seja qual for a condição em que se
encontre, conquanto as imperfeições ou fraquezas
que ainda carregue, é um anjo em formação,
caindo às vezes para levantar-se e aprender as
lições do Bem, com mais segurança. E, segundo
as leis da evolução, toda a criatura, a fim de
burilar-se, é chamada a esforço máximo,
na qual a dificuldade e o sofrimento estão
incluídos por ingredientes de progresso e
sublimação. Por isto, em quaisquer ocasiões,
seja de alegria ou inquietação, fracasso ou
refazimento, se aspiramos a seguir para as
vanguardas de elevação e felicidade, amor e luz,
só nos resta uma solução: trabalhar.
"André Luiz"
Psicografia de [FRanciscco Candido Xavier}

terça-feira, 2 de novembro de 2010

PRECE PELOS DESENCARNADOS

Pai!... Ao longo da vida fui devolvendo à Ti muitos daqueles que amei...

Um a um, às vezes os mais idosos, as vezes os mais jovens, foram retornando para casa, deixando para trás saudades que até hoje me é difícil suportar; flores que trocastes de jardim, deixando em seu lugar o silêncio e a solidão...

Hoje quero pedir por eles, a todos que de uma forma ou outra estiveram ligados à mim nesta encarnação, para que os abençoe e guarde, a fim de que encontrem paz e serenidade no mundo espiritual.

Muitos deles, Senhor, não obstante o coração generoso, afastaram-se do corpo através de enfermidades dolorosas e incuráveis que lhes minaram as forças até o final, deixando na memória de todos o exemplo da coragem e da fé em Teus desígnios, sem esmorecimento...

Outros, Senhor, desiludidos com as provas que lhes cabiam na derradeira existência, não suportaram e sucumbiram, afastando-se da carne pelo suicídio ou pelas drogas, arcando assim com o agravamento dos débitos que lhes diziam respeito e por isso mesmo infinitamente mais infelizes que antes...

Outros, Pai, deixaram para trás os mais belos e santos laços desencarnando em pleno vigor juvenil, desfazendo-se assim de pesados grilhões passados e retornando com a leveza das aves para os ninhos Superiores, para descansar e prosseguir...

Outros ainda, Senhor, deixaram o corpo como quem abandona fardo inútil após cumprida a tarefa, enveredando-se pelos caminhos da felicidade engalanados de luzes e valores, conquistados pelo trabalho santo a que se dedicaram na Terra, em favor de todos os seus semelhantes...

Representaram muito para mim... Para alguns eu pude dizer "te amo", para outros não... No entanto, pela importância que tiveram em minha vida, o meu amor há de lhes ser carinho constante no além, porque acredito que nada se desfaz com a morte do corpo, pelo contrário, se fortalece...

Que hoje, eu possa levar a todos eles o meu pensamento de ternura e gratidão, para que saibam, estejam onde estiverem, que não estão esquecidos na Terra, habitando em minha lembrança e em meu coração com a mesma força e a mesma sinceridade de antes!

Assim seja!
ANDRÉ LUIZ

LEMBRA-TE DELES

Lembra-te deles, os chamados mortos que embora invisíveis, não se fizeram ausentes...
Compadece-te daqueles que passaram no mundo sem realizar os sonhos de bondade que lhes vibraram no seio e volve o coração reconhecido para quantos te abençoaram a existência com alguma nota de amor.

Eles avançam para a vanguarda...
Muitas vezes, quando menos felizes, esmolam-te o reconforto de uma oração e, vezes outras, mergulham as dores que os afligem na taça de teu pranto, sequiosos de paz e libertação...

Outros muitos, porém, quais aves triunfantes nas rotas da Eternidade, buscam-te o coração por ninho de afeto que o tempo não destruiu, envolvendo-te o ser no calor de branda carícia para que o desânimo não te entorpeça a faculdade de caminhar...
Lembra-te deles e guarda-lhes a lição.

Ontem, apertavam-te nos braços, partilhando-te a experiência. Hoje, transferidos de plano, colhem os frutos das espêcies que semearam.
Aguça a audição mental e ouvirás o coro de vozes em que se pronunciam. Todos rogam-te esperança e coragem, alargando-te os horizontes.

E todos se lembram igualmente de ti, desejando aproveites a riqueza das horas na construção do bem para a doce morada de tua porvindoura alegria, porque, amanhã, estaremos todos novamente reunidos no Lar da União Sublime, sem lágrimas e sem morte.


Scheilla

domingo, 31 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

SEPARAÇÕES

Nas construções do bem, é forçoso contar com a retirada de muitos companheiros e, em muitas ocasiões, até mesmo daqueles que se nos fazem mais estimáveis.

É preciso aguentar a separação, quando necessária, como as árvores toleram a poda.

Erro grave reter conosco um ente amigo que anseia por distância.

Em vários casos, assemelham-se às estradas que se bifircam para atender aos desígnios do progresso.

Não servir de constrangimento para ninguém.

Se alguém nos abandona, em meio de emprendimento alusivo à felicidade de todos e se não nos possível atender à obra, em regime de solidão, a Divina Providência suscita o aparecimento de novos companheiros que se nos associam à luta edificante.

Nunca pedir ou exigir de outrem aquilo que outrem não nos possa dar.

Não menosprezar a quem quer que seja.

Saibamos orar em silêncio, uns pelos outros.

Apenas Deus pode julgar o íntimo de cada um.

ANDRÉ LUIZ
(Sinal Verde, 38, FCX, edição CEC)

A MORTE DO CORPO

A morte do corpo físico apavora muitas pessoas. Deixa sem consolo e desesperados os seguidores das muitas religiões que não dão uma idéia raciocinada sobre ela. É comum vermos pessoas chorarem e sofrerem com a morte de parentes e amigos. É freqüente escutarmos que aquele que se foi era necessário ao mundo e que lhes fará falta.

O Espiritismo, com discernimento, ensina-nos que a vida continua; que estamos encarnados temporariamente e que quem é amado é útil em qualquer lugar.

Nota-se muita diferença num enterro entre aqueles que têm essa crença e a entendem e os que não a têm. Os que não entendem exprimem medo e depressão; aqueles que crêem demonstram compreensão. Nós, espíritas, desejamos aos desencarnados paz e que se acostumem logo ao novo plano onde estão.

O entendimento que a Doutrina Espírita nos dá muda nossa atitude perante a morte do corpo. Ela não é o fim; é somente uma passagem desta vida à outra, mostrando como é enganoso o modo de pensar de muitos: que os desencarnados estão separados para sempre dos que ficam. Não há separação com a desencarnação, apenas há uma ausência física.

O Espiritismo ensina que não devemos de modo algum esquecer os desencarnados que amamos, mas que devemos ser cuidadosos so pensar neles, porque as vibrações de desespero e sofrimento dos encarnados chegam àqueles que mudaram do plano físico para o espiritual afligindo-os. Devemos tomar uma atitude isenta de egoísmo, esforçando-nos para não deixar a dor da aparente separação nos entristecer ou desesperar. Não devemos nos lembrar deles com tristeza e sofrimento. Oremos desejando-lhes paz, harmonia e felicidade. Assim, estaremos ajudando os que nos são caros, os que deixaram o corpo carnal e continuam vivos!


Pelo Espírito: ANTÔNIO CARLOS
Psicografia: VERA LÚCIA MARINZECK DE CARVALHO
Do livro: SEJAMOS FELIZES

LIGAÇÕES FAMILIARES

Quanto possível, esforça-te - mas esforça-te de verdade
- para viver em harmonia com os parentes que te pareçam
menos afinados com os teus pontos de vista.

No Plano Físico, não nos achamos vinculados com alguém,
nos laços da consangüinidade, sem justa razão de ser.

Aqueles que alimentam ódio e aversão, quando desejosos
de melhoria, são induzidos por Benfeitores da Vida
Sublimada, a se reencarnarem juntos, a fim de apagarem
as labaredas de discórdia que lhes atormentam a vida
íntima, através de provações atravessáveis em comum.

Se os propósitos desse ou daquele familiar te parecem
claramente opostos aos ideais superiores que abraças,
abençoa-o com os teus melhores pensamentos e não lhe
barres os passos no caminho das experiências que se lhe
fazem precisas.

Não desprezes teus pais ou teus filhos por serem
desorientados ou doentes, porque talvez tenhas sido, em
existências já transcorridas, a causa direta ou indireta
dos desequilíbrios ou enfermidades que patenteiam.

Em muitas ocasiões, terás renascido em consangüinidade
com parentes rudes e, às vezes, cruéis, unicamente por
amor a eles, de modo a auxiliá-los na transformação
necessária, com as tuas demonstrações de tolerância e
paciência, devotamento e humildade.

Se depois de sacrifícios inumeráveis em favor de parentes
determinados - e isso acontece freqüentemente entre pais
e filhos - notas, no íntimo, que a tua consciência se
reconhece plenamente quitada para com eles, sem que esses
mesmos familiares, após longo tempo de convivência,
demonstrem o mínimo sinal de renovação para o bem, deixa
que sigam a estrada que melhor se lhes adapte ao modo de
ser, porque as Leis da Vida não te obrigam a morrer, pouco
a pouco, a pretexto de auxiliar aos que te recusam o amor. 30 abr ♥Thetis♥
CONT>>>
Uma criança terna e inesquecível que retorna ao Mais Além,
nos primeiros tempos da infância, quase sempre é um coração
profundamente dedicado ao teu progresso espiritual que
apenas regressou ao teu convívio doméstico, a fim de
acordar-te para as realidades da alma, através da saudade
e da afeição.

Se não tens a devida força para carregar os compromissos
que assumiste diante de uma pessoa, com quem partilhaste
as alegrias do sentimento, nunca abandones a criança ou
as crianças que houverem nascido de semelhante união.

Educa ou reeduca os pequeninos, sob a tua responsabilidade,
em quanto na infância tenra, facilmente amoldável aos teus
princípios de natureza superior, mas diante dos familiares
erguidos à condição de adultos, respeita-lhes a liberdade de
caminhar no mundo, conforme as suas próprias escolhas,
porque nem todos conseguem trilhar o mesmo caminho para a
união com Deus.


Pelo Espírito: EMMANUEL
Psicografia: FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
Do livro: CALMA

DIANTE DO AMANHÃ

Emmanuel

Compreendemos, sim, todos os teus cuidados no mundo, assegurando a tua tranqüilidade.
Organizas com esmero a casa em que vives.
Proteges as vantagens imediatas da parentela.
Preservas, apaixonadamente, a segurança dos filhos.
Atendes, com extremado carinho, ao teu grupo social.
Valorizas o que possuis.
Arranjas habilmente o leito calmo.
Selecionas, com fino gosto, os pratos do dia.
Defendes como podes a melhoria das tuas rendas.
Aspiras a conquistar salário mais amplo.
Garantes o teu direito, a frente dos tribunais.
Vasculhas avidamente o noticiário do que vai pelo mundo.
Sabes procurar, com pontualidade e respeito, os serviços do médico e os préstimos do dentista.
Marcas horários para o cabeleireiro.
Escolhes com devoção o filme que mais te agrada.
Examinas a moda, ainda mesmo com simplicidade e moderação, como quem obedece a força de um ritual.
Questionas sucessos políticos.
Discutes veementes, os serviços públicos.
Tentas, de maneira instintiva, influenciar opiniões e pessoas.
Desvelas-te em atrair a simpatia dos companheiros.
Observas, a cada instante, as condições do tempo, como se trouxesses, obrigatoriamente, um barômetro na cabeça.
Tudo, isso meu irmão da Terra, é compreensível, tudo isso é preocupação natural da existência.
No entanto, não conseguimos explicar o teu desvairado apego às ilusões de superfície, nem entendemos porque não dedicas alguns minutos de cada dia, de cada semana ou de cada mês, a refletir na transitoriedade dos recursos humanos, reconhecendo que nada levarás, materialmente, do plano físico, tanto quanto, afora os bens do espírito, nada trouxeste ao pousar nele.
Ainda assim, não te convidamos à idéia obcecante da morte, porquanto a morte é sempre a vida noutra face.
Desejamos tão-somente destacar que, nessa ou naquela convicção, ninguém fugirá do porvir.
Disse o Cristo: “andai enquanto tendes luz”.
Isso quer dizer que é preciso aproveitar a luz do mundo, para fazer luz em nós.

(Do livro “Justiça Divina”, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier)

BUSCAR MUDANÇAS

Livro: Vida Feliz
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco




Acalma os anseios de mudanças constantes.

Deus te colocou no melhor lugar para o teu progresso moral e espiritual.

O lar que tu tens, o trabalho em que te encontrar, a cidade onde resides, são oportunidades de treinamento para a tua evolução.

"Pedra que rola, não cria limo" - afirma o brocardo popular.

Quem sempre está de mudança não amadurece, nem realiza bem coisa alguma.

Cumpre a tarefa onde estejas, e, no momento próprio, toma o teu rumo definitivo.

EM MUITAS OCASIÕES

Livro: Irmãos do Caminho
Irmão José & Carlos A. Baccelli




Em muitas ocasiões, certamente te afliges, ignorando o que fazer de melhor para auxiliar aqueles que mais amas no mundo.

Tentaste providências que não surtiram os efeitos desejados.

Aconselhaste decisões que não foram tomadas.

Improvisaste medidas que se revelaram inúteis.

Entretanto, não te entregues ao desalento, acreditando que estejas diante de um problema sem solução.

Onde os teus esforços falharem na orientação dos que permanecem sob a tua tutela efetiva, a Vida, através de sua didática inquestionável, logrará o êxito necessário pela cartilha do sofrimento.

Nunca te omitas no socorro aos corações vinculados ao teu e nem permitas que o desânimo te enregele os sentimentos de solidariedade.

Às vezes, desistimos de uma conquista quando estamos justamente na véspera de efetuá-la.

Se te sentes, assim, desnorteado no amparo aos familiares e amigos que ainda não se encontraram nos caminhos que percorrem, enquanto permaneces na expectativa de que a vida lhes ensine o rumo certo, não te furtes ao dever de continuar a mostrá-lo com os teus próprios exemplos de perseverança no bem e de infatigável amor.

BENÇÃO DO SOL

Livro: Segue-me
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier



"... Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, nos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados". - Paulo. (Hebreus, 12:15).

É razoável estejamos sempre cautelosos a fim de não estendermos o mal ao caminho alheio. Os outros colhem os frutos de nossas ações a oferecem-nos, de volta, as reações conseqüentes.

Daí, o cuidado instintivo em não ferirmos a própria consciência, seja policiando atitudes ou selecionando palavras, para que vivamos em paz à frente dos semelhantes, assegurando tranqüilidade a nós mesmos.

Em muitas circunstâncias, contudo, não nos imunizamos contra os agentes tóxicos da queixa. Superestimamos nossos problemas, supomos nossas dores maiores e mais complexas que as dos vizinhos e, amimalhando o próprio egoísmo, cultivamos indesejável raiz de amargura no solo do coração. Daí brotam espinheiros mentais, suscetíveis de golpear quantos renteiam conosco, na atividade cotidiana, envenenando-lhes a vida.

Quantas sugestões infelizes teremos coagulado no cérebro dos entes amados predispondo-os à enfermidade ou à delinqüência com as nossas frases irrefletidas! Quantos gestos lamentáveis terão vindo à luz, arrancados da sombra por nossas observações vinagrosas.

Precatemo-nos contra semelhantes calamidades que se nos instalam nas tarefas do dia-a-dia, quase sempre sem que venhamos a perceber. Esqueçamos ofensas, discórdias, angústias e trevas, para que a raiz da amargura não encontre clima propício no campo em que atuamos.

Todos necessitamos de felicidade e paz; entretanto, felicidade e paz solicitam amor e renovação, tanto quanto o progresso e a vida pedem trabalho harmonioso e bênção de Sol.

AOS MEUS AMIGOS

Agradeço, alma querida e boa,
A presença e o carinho
Com que vens partilhar a festa da amizade,
Espargindo esperança ao longo do caminho.

Sei que deixastes obrigações ao longe
Para colaborar
No alívio aos companheiros que carregam
Solidão, abandono, infortúnio, pesar...

Trocaste as horas de refazimento,
De alegria e lazer,
Para aceitar conosco o amparo aos semelhantes
Por sublime dever.

A ternura fraterna que nos trazes
Lembra clarão de renascente aurora,
Dissipando, de chofre, a sombra que domina,
A dor que se tresmalha e a penúria que chora.

Pôs mais rebusque o mundo das palavras,
Não consigo compor
A frase que enalteça ou que defina
O teu gesto de amor.

Por isso, digo apenas,
Ante a luz da oração que nos bendiz:
- Deus te guarde, alma irmã, Deus te compense,
Deus te faça feliz!...

Meimei

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MORADIA PROVISÓRIA DO ESPÍRITO NO CORPO CARNAL

As razões porque muitos partiram desta Vida e você continua aqui é perfeitamente compreensível.
O motivo é simples e claro... Somos espíritos que viemos do Além e estamos de passagem aqui nesta Vida terrena. E cada um de nós quando vem para a Terra já está determinado o tempo que aqui permanecerá. O circuito da Vida não para.
É por isto que enquanto uns estão desencarnando outros estão chegando para ocupar a moradia carnal por um pequeno período diante de Uma Eternidade. Cada um tem o seu carma pra cumprir, conforme a semente que plantou no passado. Por isto devemos plantar a semente que Jesus nos ensinou do Amor ao próximo, da Fraternidade, da Humildade perante O Criador Celestial.
Sônia Maria Pereira* - Poetisa Espírita Cristã*
Feliz semana!!!
PAZ... LUZ... SERENIDADE...


:::::
ALBERT EINSTEIM
O mundo não está ameaçado pelas pessoas más,
e sim por aquelas que permitem a maldade.

domingo, 17 de outubro de 2010

SUBLIME ENCONTRO - Auta de Souza. P/ Chico Xavier

Se procuras o Cristo Soberano,
Por excelso refúgio as próprias dores,
Busca, hoje e amanhã, por onde fores,
O torturado coração humano.
Desce ao vale dos grandes amargores,
Onde revelam sofrimento insano,
A aflição, a miséria e o desengano,
Entre flagelos purificadores.
Desce à feição do sol na noite fria,
Guardando a caridade por teu guia,
Ajudando e servindo cada hora...
E, ante a luz da Divina Primavera,
Encontrarás o Cristo que te espera,
Crucificado em cada ser que chora.
AUTA DE SOUZA
Soneto recebido pelo médium Francisco Cândido Xavier.

ESTA É A LEI DO RETORNO UNIVERSAL!

CAUSA E EFEITO
ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ

“POSSUIMOS AGORA O QUE AJUNTAMOS NO DIA DE ONTEM”
“E POSSUIREMOS AMANHÃ O QUE ESTIVERMOS BUSCANDO NO DIA DE HOJE.”

Esta frase espelha a realidade da Lei Divina de
Causa e Efeito que rege o destino de cada um.
O próprio Jesus nos disse que
“A cada um será dado segundo suas obras.”
Devemos tomar cuidado com o que
ajuntamos hoje para virmos possuir
amanhã somente o que é bom.
Que tenhamos o discernimento necessário
para escolher os valores de ordem superior
que a Vida nos oferece.
(André Luiz)

A BENÇÃO DAS LÁGRIMAS...Rubens C. Romanelli

SENHOR,
Inundas-me no esplendor de tua luz
e, contudo, cego, não Te vejo.
Falas-me na eloqüência de teu verbo
e, no entanto, surdo, não Te ouço.
Abrasas-me na ardência de teu amor
e, todavia, insensível, não Te sinto.
Oh! estranha contradição!
Tu, bem perto de mim,
e eu, tão longe de Ti!
Desvela-me, Senhor, os olhos, cegos de orgulho;
abre-me os ouvidos, surdos de vaidade,
e sensibiliza-me o coração, duro de maldade,
para que eu descubra tua divina presença
na intimidade de meu ser!

SABENDO

Sabendo que somos, de Deus, as projeções,
que, além d'Ele, nada vale e nada existe,
que Ele É o nosso equilíbrio e a fonte dos clarões
que nos convencem que A Luz n'Ele consiste...

Sabendo que Ele É Amor, que É ausência de paixões,
que, nos Abrigando, em nós sempre Persiste,
que nos Encaminha à melhor das opções,
que É a compreensão, jamais o dedo em riste...

Sabendo que Ele É o total conhecimento,
que É a síntese do fraterno sentimento,
que É a vida que não termina no ataúde...

Sabendo, enfim, adorá-Lo e enaltecê-Lo,
seremos felizes, pois, ao entendê-Lo,
conquistaremos a Paz e a Plenitude!...
AUTA DE SOUZA
Soneto recebido pelo médium Francisco Cândido Xavier.

É PRECISO ENTENDER QUE DEUS É AMOR, PORTANTO PODEREMOS ENCONTRAR DEUS DENTRO DE NÓS OU NOS OLHOS DOS NOSSOS IRMÃOS.
COMO DIZ O POEMA ACIMA, SOMOS A PROJEÇÃO DE DEUS.
PODEMOS DIZER QUE SOMOS A MORADIA DE DEUS...
BASTA ESTARMOS EM SINTONIA COM A LUZ UNIVERSAL...
Sônia Maria Pereira - Poetisa Espírita

domingo, 10 de outubro de 2010

Injustiçado, e sob o estigma de calúnias destruidoras, quando, experimentando
incomum angústia, estás a ponto de desertar da luta, confia mais um pouco,
e espera, porque Deus sabe a razão do que te ocorre.
Basta que te deixes conduzir por Ele, e sintonizado com a Sua misericórdia
e sabedoria, busca realizar o melhor, assinalando o teu caminho com as
pegadas de luz, características de quem se entregou a Deus e em Deus progride.
(Joanna de Ângelis)

PRECE DE ABGAIL DO LIVRO PAULO E ESTEVÃO! CHICO XAVIER

SENHOR DEUS PAI DOS QUE SOFREM,
DOS TRISTES DOS OPRIMIDOS,
FORTALEZA DOS VENCIDOS,
CONSOLO DE TODA DOR.

EMBORA AS MISÉRIAS AMARGAS,
DOS PRANTOS DE NOSSOS ERROS,
NESTE MUNDO DE DESTERRO
PAI, CLAMAMOS POR VOSSO AMOR...

NAS AFLIÇÕES DO CAMINHO
NA NOITE MAIS TORMENTOSA,
VÓS SOIS A FONTE GENEROSA,
SOIS O BEM QUE NÃO SECARÁ..

SOIS DE TUDO A LUZ ETERNA
DA ALEGRIA A BONANZA ,
NOSSA PORTA DE ESPERANÇA
QUE NUNCA SE FECHARÁ.

QUANDO TODOS NOS DESPREZAM,
NESSE MUNDO DE INIQUIDADES,
QUANDO VEM A TEMPESTADE
SOB A FLORES DA ILUSÃO..

.OH PAI, SOIS A LUZ DIVINA,
O CÂNTICO DA CERTEZA,
VENCENDO AS ASPEREZAS,
VENCENDO AS AFLIÇÕES...

NO DIA DE NOSSA MORTE,
NO ABANDONO OU NO TORMENTO,
TRAZEI-NOS NO ESQUECIMENTO
DA SOMBRA, DA DOR E DO MAL,

E QUE NOS ÚLTIMOS INSTANTES
SINTAMOS A LUZ DA VIDA
RENOVADA E REDIMIDA
NA PAZ DITOSA E IMORTAL.
(EMANNUEL)

FAZENDO SOL

Amanheceste chorando pelos que te não compreendem.
Amigos diletos rixaram contigo.
Nos mais amados, viste o retrato da ingratidão.
Aspiravas a desentranhar o carinho nos corações queridos,
com a pureza e a simplicidade da abelha que extrai o néctar
das flores sem alterá-las, e, porque não conseguiste, queres morrer...
Não te encarceres, porém, nos laços do desespero.
Afirmas-te à procura do amor, mas não te recordas
daqueles para quem o teu simples olhar seria assim
como o sorriso da estrela, descerrado nas trevas.
MEIMEI.
"O homem não se renova espiritualmente
pelo cumprimento de rituais exteriores,
mas se renova, sim, quando se deixa
inundar pelos princípios do Evangelho
a todas as horas de sua existência"

"Roque Jacintho"e "J.Manahen"
Que toda criatura do caminho encontre em
nosso apoio um braço irmão que vejamos,
nos últimos da estrada, filhos do coração.

Concede-nos o dom de descobrir na imensa
multidão atirada ao relento, nos irmãos
em revolta, agarrados à sombra nossa
própria família em sofrimento.

Ensina-nos Jesus, que os bens de que
dispomos são empréstimos teus e faze-nos
sentir que onde houver caridade,
ai brilha mais alta a presença de Deus.

Maria Dolores
Quando reagimos, revidando ao agressor, passamos a sintonizar com ele, estabelecendo perniciosa interdependência psíquica.

Por nosso exemplo de fé e amor, transformemos os adversários, que nos criam dificuldades, em auxiliares do nosso progresso, e não revidamos o mal com mal.


Joanna de Ângelis - Médium Divaldo Franco
Ainda mesmo nos espinheiros da mágoa
ou da ilusão, auxilie sem reclamar o auxílio
de outrem, servindo sem amargura e sem
paga, porque os erros, filhos do sincero
desejo de auxiliar, são também caminhos
abençoados que, embora obscuros e
pedregosos,nos conduzem o espírito às
alegrias do Eterno Bem.
André Luiz
O tempo é um rio de surpresas.
Temos que usar o apoio da bondade e a bateia da
tolerância para colhermos ouro da providência divina
no cascalho dos fatos desagradáveis.
A conversa fastiosa talvez seja o veículo de valiosa
indicação.
A visita que não esperavamos provavelmente traga
uma benção.
O obstáculo com que não contavamos, em muitas
ocasiões, traduz o amparo da espiritualidade maior,
antes que certa dificuldade apareça.
O aborrecimento de um minuto pode ser a pausa de
aviso salvador.
A enfermidade súbita, quase sempre, é o processo de
que se utiliza o plano superior para nos impedir de uma
queda espetacular.
Atendamos ao nosso programa de ação, conforme os nossos
encargos, mas não esqueçamos da paciência na trilha das
horas.
Cada um de nós é chamado para executarmos tarefas
determinadas, mas a habilitação para isso vem de Deus.

(André Luiz)

MUITA PAZZ!!!

ESPIRITISMO

Espiritismo é uma luz
Gloriosa, divina e forte,
Que clareia toda a vida
E ilumina alem da morte.

É árvore verde e farta
Nos caminhos da esperança,
Toda aberta em flor e fruto
De verdade e de bonança.

É uma fonte generosa
De compreensão compassiva,
Derramando em toda parte
O conforto d`Água Viva.

É a claridade bendita
Do bem que aniquila o mal,
O chamamento sublime
Da vida espiritual.

É o templo da Caridade
Em que a Virtude oficia,
E onde a benção da Bondade
É flor de eterna alegria.

Se buscas o Espiritismo,
Norteia-te em sua luz:
Espiritismo é uma escola,
E o Mestre Amado é Jesus.

(Chico Xavier _ Casimiro Cunha)
Muita pazzz!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"O espírita sério não se limita a crer, porque compreende, e compreende, porque
raciocina; a vida futura é uma realidade que se desenrola incessantemente a seus
olhos; uma realidade que ele toca e vê, por assim dizer, a cada passo e de modo
que a dúvida não pode empolgá-lo, ou ter guarida em sua alma. A vida corporal,
tão limitada, amesquinha-se diante da vida espiritual, da verdadeira vida. Que lhe
importam os incidentes da jornada se ele compreende a causa e utilidade das
vicissitudes humanas, quando suportadas com resignação?
Livro Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - Programa Complementar - Tomo
único - Módulo I - Roteiro 2 - Ítem 2.4 .

terça-feira, 5 de outubro de 2010

QUEM É ESPÍRITA

Ser Espírita vai muito além de freqüentar núcleos Espíritas, tomar passes, ler romances, crer em reencarnação, etc.

Somente pode-se dizer Espírita aquele que:

1. estudou e analisou a fundo a doutrina, até chegar à certeza plena de sua autenticidade.

2. descobriu as leis que o regem. (antes de se conhecerem as leis, o fenômeno está no domínio do maravilhoso e do sobrenatural; descobertas as leis, passa a ser um fato natural).

3. utiliza os conhecimentos para proceder ao seu aperfeiçoamento moral, visando sua evolução. Como disse Kardec: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”.

O primeiro passo – e sem ele ninguém pode ser Espírita – é estudar (não apenas ler), a obra base da doutrina, composta por 7 livros:

1857 – O Livro dos Espíritos
1859 – O Que é o Espiritismo
1861 – O Livro dos Médiuns
1864 – O Evangelho segundo o Espiritismo
1865 – O Céu e o Inferno
1868 – A Gênese
1890 – Obras Póstumas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

COMPREENDENDO E PERDOANDO

Não maldigas o irmão que se fez instrumento para a tua dor.
Com certeza, ele ainda não conhece a luz da verdade.
Ora por ele, pedindo a Deus que o ajude.
Assim como todos nós, Ele é um enfermo espiritual, sob os cuidados de Jesus.
Amanhã, quando o véu da ignorância cair e ele enxergar a realidade, se converterá em irmão de jornada, unindo-se à grande família universal.
Vale-te do amor para enfrentar as provações de agora.
Ama e encontrarás a paz, mesmo em meio a tribulações.
Não desfaleças.
Segue confiante em Deus, amando e servindo, compreendendo e perdoando, para que a tua libertação não tarde e a felicidade, enfim, te coroe os esforços.

Scheilla

domingo, 3 de outubro de 2010

TAMBÉM POR NÓS AUTO EXAME

Em nos referindo a qualquer assunto de antagonismo ou desafeto, tenhamos a precisa coragem de comparecer diante de nossa própria consciência indagando, de nós mesmos, em que grau de culpa nos encontramos nas incompatibilidades de nós
para com os outros, e, orando pelos que nos perseguem ou caluniam, segundo os
preceitos de Jesus, oremos também por nós, a fim de que sejamos esclarecidos, em
nosso próprio favor, de maneira a não nos constituirmos, na estrada alheia, em pedra
de tropeço ou em veículo do mal.

Emmanuel
Muitas vezes, na trilha evangélica, fica o vazio deixado
pelas afeições que nos exoneram do carinho maior,
fica o travo da desilusão à frente dos que jornadeavam
conosco ainda ontem e hoje se retiram, desorientados,
da estrada que partilhávamos em serviço comum...
Entretanto, isso é natural e fatal.
Peçamos a Deus por eles.
Nem mesmo nós que os amamos e que pela solidão
passageira somos induzidos à capacidade de maiores reflexões,
conseguimos saber quantas dores e quantas provas carregam !
Sigamos, pois, à frente, abençoando a todos.
Que a luz do Senhor a todos alcance e proteja sempre.

Batuira

ALIANÇA DA CIÊNCIA E RELIGIÃO

A ciência e a religião são as duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral.
Ambas, porém, tendo o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria em erro e a outra com a verdade... A incompatibilidade que se julgou existir entre essas duas ordens de idéias provém apenas de uma observação defeituosa e de um excesso de exclusivismo, de um lado e do outro. Daí o conflito que deu origem à incredulidade e a intolerância.

Allan Kardec . Evangelho Segundo o Espiritismo - Item 8

PENSA

Antes de maldizer a própria sorte,
Pensa nos tristes de alma consumida,
Que vagueiam nas lágrimas da vida,
Sem migalhas de amor que os reconforte.
Que a retaguarda escura nos exorte!
Contemplemos a noite indefinida
Dos que seguem sem pão e sem guarida,
Entre a dor e a aflição, a treva e a morte!...
Pensa e traze ao que choram no caminho
A fatia de luz do teu caminho,
Pelas mãos da bondade, terna e boa...
E encontrarás no pranto da amargura
A fonte cristalina que te apura
E a presença do Céu que te abençoa.

Chico Xavier (médium)
Auta de Souza (espírito)
Livro: Auta de Souza

ESPIRITISMO

NASCESTES NO LAR QUE PRECISAVAS
VESTISTE O CORPO FÍSICO QUE MERECIAS

MORAS ONDE MELHOR DEUS TE PROPORCIONOU
DE ACORDO COM TEU ADIANTAMENTO.

POSSUIS OS RECURSOS FINANCEIROS COERENTES COM AS TUAS NECESSIDADES,
NEM MAIS, NEM MENOS, MAS O JUSTO PARA AS TUAS LUTAS TERRENAS.
TEU AMBIENTE DE TRABALHO É O QUE ELEGESTE
ESPONTANEAMENTE PARA A TUA REALIZAÇÃO.

TEUS PARENTES E AMIGOS SÃO AS ALMAS QUE ATRAÍSTE
COM TUA PRÓPRIA AFINIDADE.
PORTANTO, TEU DESTINO ESTÁ CONSTANTEMENTE
SOB SEU CONTROLE.
TU ESCOLHES, RECOLHES, ELEGES, ATRAIS,
BUSCAS, EXPULSAS, MODIFICAS TUDO AQUILO
QUE TE RODEIA A EXISTÊNCIA.
TEUS PENSAMENTOS E VONTADES SÃO A CHAVE DE TEUS ATOS E ATITUDES
SÃO AS FONTES DE ATRAÇÃO E REPULSÃO NA TUA JORNADA.
VIVENCIA!

NÃO RECLAMES, NEM FAÇAS DE VÍTIMA.
ANTES DE TUDO, ANALISA E OBSERVA.
A MUDANÇA ESTÁ EM SUAS MÃOS.

REPROGRAME TUA META, BUSQUE O BEM E VIVERÁS MELHOR.
EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO,

QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.

Chico Xavier

Nas afliçes da vida

Deus todo poderoso, que vedes nossas misérias,

dignai-vos escutar, favoravelmente,

a súplica que vos dirijo neste momento.

Se meu pedido for inconveniente, perdoai-me;

Se for útil e justo aos vossos olhos,

que os bons espíritos que executam as vossas vontades,

venham em minha ajuda para a realização.

Como quer que seja, meus Deus, que vossa vontade seja feita.

Se meus desejos não forem atendidos,

é que é de vossa vontade provar-me,

e eu me submeto sem queixas.

Fazei que eu não desanime e nem desencoraje

e que nem minha fé e nem minha resignação sejam abaladas.


Que assim seja !!

Graças a Deus
O HOMEM DE BEM

O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça,
de amor e de caridade, na sua maior pureza.
Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos,
a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal,
se fez todo o bem que podia,
se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil,
se ninguém tem qualquer queixa dele;
enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

Allan Kardec. (O Evangelho Segundo o Espiritismo).

sábado, 2 de outubro de 2010

Curta-metragem "espírita" aclamado no YouTube!
Quantas obras-primas, de todos os gêneros, as idéias novas não poderiam produzir, pela reprodução das cenas tão múltiplas e tão variadas da vida espiritual!
.
A citação retirada do artigo Influência perniciosa das idéias materialistas, em Obras Póstumas, reflete a confiança de Allan Kardec na força inspirativa dos princípios espíritas para a Arte.
.
Longe de querer uma doutrina particular disseminada como um bloco monolítico pelo mundo, o codificador do espiritismo esperava ver as idéias novas espalhadas por entre os povos e as culturas. Idéias de esperança, otimismo e fé na imortalidade da alma.
.
Idéias que garantissem a sustentação da alma frente às dores, aos conflitos e às incertezas do dia-a-dia. Que dessem o suporte necessário à espiritualidade humana, relegada a um plano secundário em face do encantamento das sociedades com o "progresso da Ciência".
.
O curta-metragem abaixo, a nosso ver, é um belo exemplo de que a aposta de Kardec era acertada. Laços é uma produção brasileira de baixíssimo custo (R$1.500,00!) que arrematou o Project: Direct 2007, concurso de curta-metragens promovido anualmente pelo YouTube. O filme bateu centenas de concorrentes em todo o mundo com um roteiro simples, mas tocante. Confira:
.
http://espiritodearte.blogspot.com/2010/03/mais.html

domingo, 12 de setembro de 2010

NOSSO LAR ESTRÉIA EM PRIMEIRO LUGAR NO BRASIL!




O filme Nosso Lar está pronto.E ficou lindo! Uma super produção brasileira, ótimo elenco, música de tocar o coração e efeitos especiais como jamais visto em nosso cinema nacional... a gente percebe as mãos do Alto direcionando os acontecimentos: o filme do Chico, a novela das 18h e agora o filme!

Em reunião mediúnica ocorrida na Casa de Padre Pio dia 06 de agosto, onde trabalha o produtor executivo do filme , a Espiritualidade presente revelou que falanges se preparam para descer à Terra e atuar durante cada sessão em que o filme passar : cidades espirituais serão esvaziadas, tratamentos espirituais serão realizados, desligamentos de processos obsessivos ocorrerão...tudo isso marcando uma Nova Era que se inicia nesse planeta abençoado...

Visit Espiritismo

O QUE IMPORTA

Notas o desprezo.
O abandono te tortura.
Mas o que importa é tua fé.

Ouves a calúnia.
A falsidade te fere.
Mas o que importa é tua verdade.

Assistes à revolta.
A violência te atinge.
Mas o que importa é teu perdão.

Observas o orgulho.
A arrogância te machuca.
Mas o que importa é tua humildade.

Reparas a inveja.
O despeito te constrange.
Mas o importa é tua paz.

O importante não é o que os outros pensam, falam ou fazem contigo.
O que realmente importa é tua atitude.



Autor: Bezerra de Menezes
Psicografia de Psicografia de Antônio Baduy Filho

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quanto possível, procura
acostumar-te ao bem.
Pensa e fala no bem.
Age, fazendo o bem, tanto
quanto puderes.
Um dia, compreenderás que a
pessoa, seja ela quem for,
somente crê e tão-só admite
aquilo que cultiva no próprio
coração.
(EMMANUEL)
Senhor Deus, Pai dos que choram,
Dos tristes, dos oprimidos.
Fortaleza dos vencidos,
Consolo de toda a dor,
Embora a miséria amarga,
Dos prantos de nosso erro,
Deste mundo de desterro,
Clamamos por vosso amor!
Nas aflições do caminho,
Na noite mais tormentosa,
Vossa fonte generosa
É o bem que não secará...
Sois, em tudo, a luz eterna
Da alegria e da bonança
Nossa porta de esperança
Que nunca se fechará.
Quando tudo nos despreza
No mundo da iniqüidade,
Quando vem a tempestade
Sobre as flores da ilusão!
O! Pai, sois a luz divina,
O cântico da certeza,
Vencendo toda aspereza,
Vencendo toda aflição.
EMMANUEL
Uma semana
cheia de paz e luz.

Cláudinha

quinta-feira, 29 de julho de 2010

AGRADECEMOS SENHOR


Emmanuel


Senhor!
Ensina-nos a gratidão pelos bens que recebemos constantemente de tua Infinita Bondade, sem desconsiderar os supostos males com que a tua justiça misericordiosa nos amplia o patrimônio de bens.
Agradecemos a presença dos amigos que nos acrescentam os recursos capazes de nos garantirem o reconforto próprio e agradecemos também o concurso dos irmãos que nos ofertam ensejo de despendê-los, tanto quanto possível, pelos canais do trabalho ou ante a luz da beneficência;
- os que nos amparam a vida e aqueles outros que nos rogam apoio, exercitando-nos na assistência com que fomos chamados a aprender o amor a que nos destinamos;
- os benfeitores que nos administram aulas de educação e os que se nos fazem examinadores do grau de paciência ou de tolerância em que estagiamos presentemente;
- a bênção dos amigos que nos consolam e a escora dos adversários, cujo policiamento nos disciplina;
- os companheiros que nos incentivam a caminhar para a frente e os outros que nos socorrem, através da crítica construtiva.
Agradecemos, Senhor, a luz e a sombra, quando a sombra nos auxilia a buscar mais luz; a harmonia que nos pacifica as estradas do dia-a-dia e a tormenta de incompreensão, quando a incompreensão nos fortalece para descobrir a concórdia em que se reúnam os esforços de todos para a felicidade comum.
Diante da luta, induze-nos a entender que somente na luta encontramos os ingredientes precisos para a vitória em nós mesmos e perante o fracasso, qualquer que seja, faze-nos reconhecer que somente aprendendo e reaprendendo é que conseguiremos fixar a lição.
Senhor, não nos deixes entregues ao suposto bem que se transforma em mal e não nos permitas menosprezar o suposto mal que nos conduz ao bem.

CADA MANHÃ

Emmanuel


Cada manhã, volves ao corpo que te suporta a intemperança e recebes a bênção do sol que te convida ao trabalho, a palavra do amigo que te induz à esperança, o apoio constante da Natureza, o reencontro com os desafetos para que aprendas a convertê-los em laços de beleza e harmonia e, sobretudo, a graça de lutar por teu próprio aprimoramento, a fim de que o tempo te erga à vitória do Bem.
Desencorajar leve impulso do Bem é o mesmo que sufocar a semente que, divina e multiplicada, será, no caminho, a base de nosso pão.
Chora, mas constrói o melhor ao teu alcance.
Sofre, mas adianta-te no caminho.

Todos somos parcelas de imensa legião de trabalhadores em nome do Cristo, com o dever de cooperar incessantemente para que a harmonia e a felicidade se ergam na Terra, a benefício de todas as criaturas.
Ainda sim, no contexto geral das atividades, às vezes de sacrifício a que somos chamados, é indispensável compreender que podes e deves conquistar a tua própria paz, e que a tua própria paz depende, exclusivamente, de ti.
Entretanto, existe a âncora que resiste a todas as ventanias da adversidade. Resguardando-te nessa defesa, não há desequilíbrio que te arraste fora do lugar e do dever que te competem.
Apega-te essa âncora e não temas, porque essa amarra bendita ao alcance de todos é, claramente, Jesus Cristo.
Por mais sofras, guarda a fé em Deus e segue adiante, no caminho que a vida te deu a trilhar.
A própria Natureza é um livro de confiança na Providência Divina.
(Do livro "Caminho Iluminado", Emmanuel, Francisco Cândido Xavier)

BUSCAR MUDANÇAS



Livro: Vida Feliz
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco




Acalma os anseios de mudanças constantes.

Deus te colocou no melhor lugar para o teu progresso moral e espiritual.

O lar que tu tens, o trabalho em que te encontrar, a cidade onde resides, são oportunidades de treinamento para a tua evolução.

"Pedra que rola, não cria limo" - afirma o brocardo popular.

Quem sempre está de mudança não amadurece, nem realiza bem coisa alguma.

Cumpre a tarefa onde estejas, e, no momento próprio, toma o teu rumo definitivo.

sábado, 24 de julho de 2010

VIDA FELIZ E AMOR


O amor é tônico da vida.

Quando se centraliza nos interesses inferiores do sexo e das paixões primitivas, torna-se cárcere e deixa de ser sentimento elevado que dignifica- libertando.

Examina os teus sentimentos, na área afetiva e observa se eles te desarmonizam ou tranqüilizam. Através da sua qualidade, detectarás, se amas ou apenas desejas.

O verdadeiro amor supera o egoísmo e trabalha sempre em favor da pessoa querida.

Ama, portanto, sem escravizar aquele a quem te devotas, não se lhe escravizando também.

Joanna de Ângelis

Livro: Vida Feliz

quarta-feira, 14 de julho de 2010

BEM VIVER

A ilusão fascina, mas se desvanece.
A posse agrada, porém se transfere de mãos.
O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa.
O prazer alegra, todavia é efêmero.
A glória terrestre exalta e desaparece.
O triunfador de hoje, passa, mais tarde, vencido...
A dor aflige, mas passa.
A carência aturde, porém um dia se preenche.
A debilidade orgânica deprime, todavia, liberta da paixão.
O silêncio que entristece, leva à meditação que felicita.
A submissão aflige, entretanto engrandece e enrija o caráter.
O fracasso espezinha, ao mesmo tempo ensina o homem a conquistar-se.
Todas as situações no mundo sensorial passam, mudam de posição e de forma.
A essência da realidade, porém, permanece sempre a mesma.
Nada é definitivo na aparência.
Apenas o que tem valor intrínseco é duradouro.
Quem, espontaneamente, se abstém dos sentidos e das exterioridades, sem mágoa nem frustação encontrou a ciência de bem viver.
Joanna de Ângelis...

segunda-feira, 21 de junho de 2010



JESUS, DE PURO AMOR...




Já nasceste como Deus,
Sacrossanto Pequenino,
Trazendo a fraternidade,
Astro de pura bondade,
Um Ser de luz...
Deus-menino!

Foram Teus ensinamentos,
Quando Homem peregrino,
Mostras do Amor em essência,
Porta-voz da Providência,
Lume de nosso destino

Hoje, em horas incertas
Na alegria ou desatino
Eu Te encontro em minhas preces
Pois sei que nunca me esqueces
Jesus, meu Mestre Divino!

És o raio da esperança,
És consolo dos aflitos,
A estrela da manhã
À noite estás comigo
Nos meus sonhos mais bonitos
E me alimento em Teu Amor
Da aurora ao pôr-do-sol

Diante de Ti, Senhor,
O meu coração inflama,
És alegria e bonança,
Sublime e divinal...
Ao servir-me do Amor
Que Tua presença emana,
Eu me sinto imergir
Numa paz celestial!
Ozira Martins

by Martinha

sábado, 5 de junho de 2010

DESENCANTO

Também, Senhor, um dia, de alma ansiosa,
Num sonho todo amor, carícia e graça,
Quis encontrar a imagem cor-de-rosa
Da ventura que canta, sonha e passa.

E perquiri a estrada erma e escabrosa,
Perenemente sob a rude ameaça
Da amargura sem termos, angustiosa,
Entre os frios do pranto e da desgraça,

Até que um dia a dor, violentamente,
Fez nascer no meu cérebro demente
Os anelos de morte, cinza e nada.

E no inferno simbólico do Dante,
Vim reencontrar a lagrima triunfante,
Palpitando em minh’alma estraçalhada.

Hermes Fontes
psicografia de
( Chico Xavier )

Os mortos verdadeiros

Vós que guardais dos mortos a lembrança,
Sois também, nos espaços, recordados,
Nos eternos caminhos aureolados,
Pelos clarões da Bem-aventurança!
No país da Verdade e da Bonança,
Nós ouvimos as súplicas e os brados
De pobres corações despedaçados,
No cadinho da mágoa ou da esperança.
Das vibrações ignotas das esferas
Nós que fomos os homens de outras eras,
queremos mitigar a vossa dor!...
Sois os mortos nos círculos da Vida,
Nos sepulcros de carne apodrecida,
Desejosos de paz, de luz e amor!..

João de Deus (Soneto psicografado em 1937)
Chico Xavier

Presença de Luz -Chico Xavier

Se puseres amor no tempo que Deus te reserva, nunca te sentirás sob o domínio do tédio ou do desânimo porque
as tuas horas se converterão em prazer de servir.
Se colocares amor nas afeições que o Senhor te permite cultivar, nunca sofrerás ingratidão ou desengano porque transformarás o próprio espírito em vaso de abnegação
e de entendimento, colhendo de ti mesmo a felicidade
de fazer a felicidade dos entes queridos.
Se cultivares amor na execução do dever que a Divina Providência te atribui, nunca experimentarás cansaço
ou desalento porque o trabalho se te fará fonte de alegria
na alegria de ser útil.
Se aplicares amor nos recursos verbais que a sabedoria eterna te confere, nunca te complicarás em manifestações infelizes porque a tua palavra se transubstanciará em clarão e benção, naquilo em que te expresses.
Se espalhares amor num lugar em que as leis da vida
te situam, nunca te observarás na condição de vítima
do desequilíbrio porque a tua influência se tornará serenidade e esperança, garantindo a harmonia e a tranqüilidade onde estejas.
Ah! Se conservares o amor no coração, obra divina do universo, nunca te perderás na sombra, porque terás convertido a própria alma em presença de luz.

terça-feira, 1 de junho de 2010

PRINCÍPIOS ESPÍRITAS

O Espiritismo ensina, sustenta e comprova que Deus existe e "é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas".
Deus, espírito e matéria são os elementos gerais do Universo.
A natureza íntima do Criador é, ainda, para nós, nos atuais estágios evolutivos, inacessível à nossa compreensão. Sabemos, apenas, que sobrepaira sobre tudo que existe em toda parte e que Suas leis são soberanas, muitas delas desconhecidas da Humanidade terrena.
Outro componente da trintade universal é o espírito, do qual também pouco sabemos. Comanda os pensamentos e ações do ser humano quando individualizado, por meio de sua vontade e livre-arbítrio, dirigindo os fluidos provindos do fluido universal de onde promanam todas as coisas.
O terceiro elemento universal é a matéria, mais ou menos densa, da qual faz parte nosso corpo físico, morada provisória da alma imortal.
A Ciência, nos rumos da evolução, desbrava o desconhecido e muitas noções são alcançadas para auxiliar a alma na caminhada para sua destinação: a perfeição.
O Espírito, a fim de que possa atuar sobre a matéria mais grosseira, se serve de outra menos densa, a fluídica, a qual, no que se refere ao ser humano, recebeu na Codificação Kardequiana a denominação de "perispírito", ligado ao corpo físico molécula a molécula por ocasião da concepçãono ventre materno, no majestoso processo divino da formação da vida, exclusivamente originária da Suprema Sabedoria.
Procede da Doutrina Espírita a lição de que o Espírito, também denominado alma, é criado "simples e ignorante", mas as suas origens se perdem nas noites do passado distante. "É o ser inteligente da criação"... "Uma chama, um clarão, uma centelha".
O princípio inteligente existente no Universo é inegável. O Espírito é a "individualização" desse princípio conforme esclarece a Doutrina, mas a sua criação pertence aos domínios de Deus e está fora dos limites da nossa atual compreensão, podendo-se, apenas, formular teorias para explicá-la. A que parece estar mais concorde com a razão é a que expõe que o princípio inteligente inicia sua jornada nos reinos inferiores da Natureza, progredindo até atingir o reino humano, quando se individualiza e adquire o livre-arbítrio.
A própria Doutrina Espírita enfatiza que há certos mistérios ainda inacessíveis à nossa precária compreensão. A natureza íntima do Criador, as origens da matéria e do Espírito, o infinito do Universo, são exemplos típicos. As vaidades, muitas vezes, se insurgem contra tal realidade e buscam criar sistemas individuais, sem, contudo, contarem com a aprovação dos Espíritos encarregados da Terceira Revelação. Impõe-se, pois, a separação das opiniões pessoais das verdades já reveladas a fim de se manter resguardada a responsabilidade doutrinária, a pureza e autenticidade do que por ora nos é concedido entender.
O Espiritismo não consagra ou sanciona milagres, nem mesmo certos mistérios.Os primeiros ele os explicita à luz de leis naturais, e os segundos, os mistérios, situa-os fora do alcance da nossa atual compreensão. Incumbe, pois a nós, ainda não capacitados a poder entendê-los, admitir que pertencem aos domínios divinos. Somente a compreensão aprimorada irá explicá-los. Há necessidade de aceitar isso com humildade, o que também é de difícil conquista, dada a arrogância humana.
Observando-se os reinos inferiores da Natureza, percebem-se certas aproximações de caracteres entre eles e o humano. Até mesmo o mineral não foge a certa similitude. No vegetal ela se acentua. Há plantas benfazejas, inúteis, úteis e até nocivas e venenosas, como as criaturas humanas. Há as que sugam as energias das outras exatamente como constatamos em processos obsessivos. Há espécies dotadas de sensibilidade evidentes e zoófitos que despertam atenção.Árvores que produzem bons frutos e outra frutos ruins. As que nada oferecem a não ser seu lenho e sua função. Vegetais que alimentam a vida e ervas daninhas que atrapalham e incomodam, inúteis, portanto, tais como as pessoas desviadas dos caminhos do bem e dedicadas à à destruição e à perversidade.
Os animais inferiores, do mesmo modo, mantêm a acentuada evidência de que há um princípio conducente a Deus em tudo que existe. Alguns de instintos mais aperfeiçoados do que outros e até denotando certo grau de inteligência. São eles os prestimosos auxiliares do homem. Na Natureza tudo se encadeia.
O Espiritismo tem por fundamento a existência de Deus, dos Espíritos e das Leis Naturais que regulam a vida e tudo que existe no Universo. É, portanto, doutrina natural. À medida que outras leis ainda desconhecidas são desvendadas, ampliam-se, conseqüentemente, as fontes benfeitoras sobre nossas vidas. Em verdade não existe ninguém rigorosamente materialista porque no imo de cada ser humano há uma centelha provinda do Criador que jamais se apaga, a alma. Entretanto, é inegável que facções da Humanidade se fixam na convicção enganosa que nada há além da matéria; todavia, mesmo esta se conserva às vezes fora do alcance de suas concepções, pois existe em outros estados que escapam aos limitados sentidos humanos, já devidamente confirmados pela Ciência tradicional.
Todos estamos subordinados ao axioma da existência. A Doutrina Espírita parte dessa realidade. Estacionar aí não satisfaz à natureza humana dotada de racionalidade, de inteligência, de vontade, de livre arbítrio. Esses e outros atributos fazem-na progredir, aperfeiçoar-se. Esta e a lei natural que rege a todos, ateus ou não, e a tudo que existe, queiramos ou não. Tais princípios são incontestáveis.
A grandiosidade dessa Doutrina é incomensurável. Encaminha as pessoas esclarecendo-as. Respeita o livre arbítrio de cada uma mostrando-lhe, com antecedência, as conseqüências de seus procedimentos em face das leis que governam o Universo. Jamais se fixa em discussões vazias e estéreis. Clareia a via comum a todos e aguarda os retardatários, sejam eles niilistas, espíritas, católicos, protestantes ou de que seita ou religião forem. É a Religião que visa a reunir todas as criaturas em torno do Criador e da Verdade.
Há quem se apraz em atar-se a vaidades, em fazer com que prevaleçam seus entendimentos, em perder tempo com sofismas e sortilégios, em desarmonizar com discussões descabidas e inócuas, em lutas inglórias, opondo-se a seus próprios interesses de evolução. Tudo isso faz parte da vida. Tudo, enfim, está sob controle da soberana, augusta e insofreável vontade de Deus e da Sua Misericordiosa Justiça.

Texto extraído da Revista "Reformador", Maio 1999.