LIVRE ARBÍTRIO
CAUSA EFEITO
Sabe o que é o Livre arbítrio?
Livre arbítrio significa a livre escolha, a prática da livre opção. A causa e o efeito.
Em todas as circunstâncias e situações da vida temos sempre duas ou mais possibilidades para escolher, para decidir.
Em todos os momentos a vida exige uma decisão, uma opção. Teremos sempre que optar entre uma ou outra atitude.
Desde que acordamos pela manhã, somos confrontados com a necessidade de optar. Ao acordarmos podemos escolher (optar) entre o lamentar o acordar tão cedo e o dar graças a Deus pela oportunidade de mais um dia de vida.
Ao vermos o nosso familiar que vive na mesma casa e que acaba de se levantar, podemos escolher entre resmungar, ficar calados, ou desejar, do fundo do coração, um bom dia. Esta opção pode condicionar o nosso dia tanto de forma positiva como negativa, tudo dependendo da forma de saudação que optarmos.
No caminho para o nosso trabalho, seja de carro, transporte público ou a pé a nossa disposição pode de forma subtil modificar-se. Depende da forma como encaramos o que se passa à nossa volta e decidamos optar pela alegria da vida, do contacto humano e da transformação que através da nossa opção se verifica no nosso eu profundo. Se, pelo contrário, analisarmos e reagirmos com azedume o nosso dia será bem diferente e para pior. Tudo depende da nossa opção.
Uma vez no local de trabalho, podemos optar entre ficar de bem com todos ou preferir o isolamento, ou, ainda, contaminar o ambiente com o nosso mau humor.
Quando alguém nos ofende, podemos escolher entre o responder à letra, calar ou responder de forma pacifica e pacificadora. A opção sempre nossa.
O que vale a pena salientar é que todas as ações terão uma reação correspondente, como consequência. E essa reação é da nossa total responsabilidade.
Este entendimento e comportamento deve ser desde muito cedo ensinado aos nossos filhos.
Caso uma criança opte por agredir um seu companheiro e fique com alguns arranhões, deverá entender que isso é resultado da sua ação e de sua inteira responsabilidade.
Tudo na vida está sujeito à lei da causa e efeito, para uma ação positiva, um efeito positivo, para uma ação infeliz, o resultado correspondente.
Se chegarmos ao trabalho bem-humorados, alegres, radiantes, e encontrarmos um colega de mau humor, podemos decidir entre sintonizarmo-nos com ele ou tentar que ele se sintonize conosco.
Existe ainda outra possibilidade e escolha: ficar na nossa. Todavia, da nossa escolha dependerá o resto do dia.
E os resultados pertencem-nos. É a lei da causa efeito a estabelecer as suas regras.
Os cristãos sabem que Jesus ensinou que a sementeira é livre, mas a colheita é obrigatória.
Assim, nós estamos semeando e colhendo sempre. Se semeamos sementes de flores, colheremos flores, se plantarmos espinhos, colheremos espinhos. Não existe outra saída.
O importante é saber que a opção é nossa. Somos livres para escolher, antes de semear.
Mesmo as sementeiras que demoram bastante tempo a germinar, um dia darão os seus frutos. Mesmo que seja numa outra existência, eles aparecerão e reclamarão a colheita.
Da mesma forma, os atos de renúncia, de tolerância, de benevolência, que tantas vezes parecem não dar resultados, um dia florescerão e darão bons frutos.
É só deixar nas mãos do jardineiro Divino, no Criador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário