sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO!

Na sua generalidade, o matrimônio é laboratório de reajustamentos emocionais e oficina de reparação moral, através dos quais Espíritos comprometidos se unem para elevados cometimentos no ministério familial.

Sem dúvida, reencontros de Espíritos afins produzem vida conjugal equilibrada, em clima de contínua ventura, através da qual missionários do saber e da bondade estabelecem a união, objetivando nobres desideratos, em que empenham todas as forças.

Outras vezes, programando a elaboração de uma tarefa relevante para o futuro deles mesmos, se penhoram numa união conjugal que lhes enseje reparação junto aos desafetos e às vítimas indefesas do passado, para cuja necessidade de socorrer e elevar compreendem ser inadiável.

Fundamental, entretanto, em tais conjunturas, a vitória dos cônjuges sobre o egoísmo, granjeando recursos que os credenciem a passos mais largos, na esfera das experiências em comum.

Normalmente, porém, através do consórcio matrimonial, exercitam-se melhor as virtudes morais, que devem ser trabalhadas a beneficio do lar e da compreensão de ambos os comprometidos na empresa redentora. Nessas circunstâncias, a prole, quase sempre vinculada por desajustes pretéritos, é igualmente convocada ao buril da lapidação, na oficina doméstica, de cujos resultados surgem compromissos vários em relação ao futuro individual de cada membro clã, como do grupo em si mesmo.

Atraídos por necessidades redentoras, mas despreparados para elas, os membros do programa afetivo, não poucas vezes, descobrem de imediato a impossibilidade de continuarem juntos.

De certo modo, a precipitação resultante do imediatismo materialista que turba o discernimento, quase sempre pelo desequilíbrio no comportamento sexual, é responsável pelas alianças de sofrimento, cuja harmonia difícil, quase sempre culmina em ódios ominosos ou tragédias lamentáveis.

Indispensável, no matrimônio, não se confundir paixão com amor, interesse sexual com afeição legítima.

Causa preponderante nos desajustes conjugais é o egoísmo, que se concede valores e méritos superlativos em detrimento do parceiro a quem se está vinculado.

Mais fascinados pelas sensações brutalizantes do que pelas emoções enobrecidas, fogem os nubentes desavisados um do outro, a princípio pela imaginação e depois pela atitude, abandonando a tolerância e a compreensão, de pronto iniciando o comércio da animosidade, ou dando corpo às frustrações que degeneram em atritos graves e enfermidades perturbadoras.

Comprometessem-se, realmente, a ajudar-se com lealdade, estruturas sem-se nos elementos das lições evangélicas, compreendessem e aceitassem como legítimas a transitoriedade do corpo e o valor da experiência provacional, e se evitariam incontáveis dramas, inumeráveis desastres do lar, que ora desarticulam as famílias e infelicitam a sociedade.

O casamento é contrato de deveres recíprocos, em que se devem empenhar os contratantes a fim de lograrem o êxito do cometimento.

A sociedade materialista, embora disfarçada de religiosa, facilita o rompimento dos liames que legalizam o desposório por questões de somenos importância, facultando à grande maioria dos comprometidos perseguirem sensações novas, com que desbordam pela via de alucinações decorrentes de sutis como vigorosas obsessões resultantes do comportamento passado e do desassisamento do presente.

O divórcio como o desquite são, em conseqüência, soluções legais para o que moralmente já se encontra separado.

Evidente, que tal situação é sempre meritória, por evitar atitudes mais infelizes que culminam em agravamento de conduta para os implicados na trama dos reajustamentos de que não se evadirão.

Volverão a encontrar-se, sem dúvida, quiçá em posição menos afortunada, oportunamente.

Imprescindível que, antes da atitude definitiva para o desquite ou o divórcio, tudo se envide em prol da reconciliação, ainda mais considerando quanto os filhos merecem que os pais se imponham uma união respeitável, de cujo esforço muito dependerá a felicidade deles.

Períodos difíceis ocorrem em todo e qualquer empreendimento humano.

Na dissolução dos vínculos matrimoniais, o que padeça a prole será considerado como responsabilidade dos genitores, que se somassem esforços poderiam ter contribuído com proficiência, através da renúncia pessoal, para a dita dos filhos.

Se te encontras na difícil conjuntura de uma decisão que implique problema para os teus filhos, pára e medita. Necessitam de ti, mas, também do outro membro-base da família.

Não te precipites, através de soluções que, às vezes, complicam as situações.

Dá tempo a que a outra parte desperte, concedendo-lhe ensancha para o reajustamento.

De tua parte, permanece no posto. Não sejas tu quem tome a decisão.

A humildade e a perseverança no dever conseguem modificar comportamentos, reacendendo a chama do entendimento e do amor, momentaneamente apagada.

Não te apegues ao outro, porém, até a consumação da desgraça.

Se alguém não mais deseja, espontaneamente, seguir contigo, não te transformes em algema ou prisão.

Cada ser ruma pela rota que melhor lhe apraz e vive conforme lhe convém. Estará, porém, onde quer que vá, sob o clima que merece.

Tem paciência e confia em Deus.

Quando se modifica uma circunstância ou muda uma situação, não infiras disso que a vida, a felicidade, se acabaram.

Prossegue animado de que aquilo que hoje não tens será fortuna amanhã em tua vida.

Se estiveres a sós e não dispuseres de forças, concede-te outra oportunidade, que enobrecerás pelo amor e pela dedicação.

Se te encontrares ao lado de um cônjuge difícil, ama-o, assim mesmo, sem deserção, fazendo dele a alma amiga com quem estás incurso pelo pretérito, para a construção de um porvir ditoso que a ambos dará a paz, facultando, desse modo, a outros Espíritos que se revincularão pela carne, a ocasião excelente para a redenção.

Joanna de Angelis

A vida a dois!

175 - O instituto da família é organizado no plano espiritual, antes de projetar-se na Terra?

- O colégio familiar tem suas origens sagradas na esfera espiritual. Em seus laços, reúnem-se todos aqueles que se comprometeram, no além, a desenvolver na Terra uma tarefa construtiva de fraternidade real e definitiva.
Preponderam nesse instituto divino os elos do amor, fundidos nas experiências de outras eras; todavia, aí ocorre igualmente os ódios e as perseguições do pretérito obscuro, a fim de transfundirem em solidariedade fraternal, com vistas ao futuro.
E nas dificuldades provocadas em comum, nas dores e nas experiências recebida na mesma estrada de evolução redentora, que se olvidam as amarguras do passado longínquo, transformando-se todos os sentimentos inferiores em expressões regeneradas e santificantes.
Purificadas as afeições, acima dos laços do sangue, o sagrado instituto da família se perpetua no infinito, através dos laços imperecíveis do espírito.

Do livro o Consolador, pág.107 a 108/ Emmanuel/psicografia de Francisco Cândido Xavier

A vida a dois!

A união do homem com a mulher forma o lar, reduto abençoado e fonte perene de felicidades que todos almejamos. A mulher traz em si o anseio da maternidade, e o homem o desejo de paternidade. E os filhos são verdadeiros tesouros que nos foram confiados pela Providência Divina.

De acordo com os Espíritos Superiores, o casamento é um progresso na marcha da humanidade e, se um dia a sociedade humana chegasse a abolir o casamento, seria uma regressão à vida animal.

A união livre e fortuita dos sexos é um estado natural. O casamento é um dos primeiros atos de progresso da sociedade humana, porque ele estabelece a solidariedade fraternal e se encontra entre todos os povos, ainda que em condições diversas. A abolição do casamento seria o retorno à infância da humanidade, e colocaria o homem abaixo mesmo de certos animais que lhes dão o exemplo de uniões constantes.
No Livro Gênesis está escrito:
"Deixará o homem seu pai e sua mãe, unir-se-á à sua mulher e serão ambos uma só carne"
Portanto, a união do homem com a mulher é algo divino.

Do Livro Retratos de Família, página 38, capítulo 3 - Sergito de Souza Cavalcanti

A importância do Evangelho no lar!

O Evangelho no Lar é uma luz em seu lar.
um evangelho, um livro de mensagens, voce deve escolher um dia na semana, um horario, devendo mante-lo sempre com disciplina e todas as semanas no mesmo dia e mesmo horario, reserve pelo menos de 15 min a meia hora. E se chegar alguma visita, convide ela tambem, mas nunca deixe de faze-lo. Se algum dia nao estiver em casa, de onde estiveres mentalize e faça uma Prece. Persita e tenha fé em Deus. pode colocar um copo com água para cada um para que seja fluidificada.
Inicie com uma oração, pedindo ao Pai proteção e orientação. FAZER A LEITURA. CADA UM deverá fazer comentários sobre o q entendeu do texto q acabou de ler, expondo com amor, e ai, a prece de encerramento e todos poderão tomar a água fluidificada. JESUS REPOUSARÁ EM SEU LAR. TODA A RUA, TODO BAIRRO SE BENEFICIARA DESSA LUZ.
Muita paz

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quer fazer parte da Campanha? Pegue o seu Selinho no Várias Coisinhas!

DESENCANTO

Também, Senhor, um dia, de alma ansiosa,
Num sonho todo amor, carícia e graça,
Quis encontrar a imagem cor-de-rosa
Da ventura que canta, sonha e passa.

E perquiri a estrada erma e escabrosa,
Perenemente sob a rude ameaça
Da amargura sem termos, angustiosa,
Entre os frios do pranto e da desgraça,

Até que um dia a dor, violentamente,
Fez nascer no meu cérebro demente
Os anelos de morte, cinza e nada.

E no inferno simbólico do Dante,
Vim reencontrar a lagrima triunfante,
Palpitando em minh’alma estraçalhada.

Hermes Fontes
psicografia de
( Chico Xavier )

DEUS E O INFINITO

Quem é Deus?
“Deus é a inteligência suprema, causa primária
de todas as coisas.”
Que se deve entender por infinito?
“O que não tem começo e nem fim: o desconhecido;
tudo o que é desconhecido é infinito.”
Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
“Definição incompleta. Pobreza da
linguagem humana, insuficiente para definir
o que está acima da linguagem dos homens.”
Deus é infinito em suas perfeições, mas o
infinito é uma abstração. Dizer que Deus é
o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela
coisa mesma, é definir uma coisa que não está
conhecida por uma outra que não está
mais do que a primeira.

Allan Kardec

Ao crente

A quem, senão a Ele, o Cristo amado,
Deves tu dedicar os teus momentos,
Se ele encheu os teus pobres pensamentos
De clarões que te fazem deslumbrado?

E na dor e nos próprios sofrimentos,
Lembra sempre o seu vulto imaculado,
Que te faz fervoroso e encorajado,
A ascender teu calvário de tormentos,

Só a piedade do Cristo terna e imensa,
Pode na estrada lúcida da crença
Amparar-te nas provas dolorosas!

E bendize esta dor, pois que os prazeres
São dissimulações dos padeceres
Sobre a Terra de sendas tenebrosas!

Auta de Souza

Psicografia de
( Chico Xavier )

Amor e Humildade



Nós viveremos, universo afora,
Trazendo dentro d’alma a vida acesa
No ritmo da luz da Natureza,
Que é a eterna vibração da eterna aurora.
A dor, somente a dor nos aprimora,
Nos caminhos da prova e da aspereza,
Elevando a nossa alma na grandeza
Da grande claridade redentora.
Somos os lutadores peregrinos,
Sonhando pela estrada dos destinos,
Um castelo de paz, ventura e glórias.
Sabemos do passado envolto em ruínas
Que a luz do amor e as rudes disciplinas,
São as chaves das últimas vitórias.

Raul de Leoni (Soneto psicografado em 1936)

sábado, 16 de janeiro de 2010

Fonte: Pavablog

IRMÃ CORAGEM - O ADEUS À UMA GRANDE MULHER!


O adeus de uma grande mulher
Em certos momentos fica difícil acreditar em Deus.
Como pode um Deus permitir tanta miséria?
Melhor ser ateu.
Um ateu destes que gostariam muito de acreditar em alguma coisa.
Um ateu rezando para estar errado.
Pois não é que hoje morreu um anjo!
Um anjo pediatra.
De sorriso lindo.
Um sorriso, me desculpem o trocadilho, angelical.
A primeira vez que vi tal sorriso.
Foi em 1973.
Na capa de uma revista esportiva.
A qual trazia estampada o novo Cardeal de São Paulo.
Eu estudava em colégio de padre.
Onde o diretor não sorria nem deixava sorrir.
Imaginem minha surpresa!
Um cardeal de riso aberto na revista.
Com uma bandeira do Corinthians.
Descobri com o tempo que o sorriso era do mais puro aço.
Inoxidável.
Imprescindível.
Inestimável.
Dom Paulo Evaristo Arns era feito de pedra e sentimento.
Um anjo na Sé.
Anos depois conheci a Zilda.
Crianças no colo.
Amor pra dar sem vender.
O mesmo sorriso do irmão.
Um sorriso de Forquilhinha.
Quis o destino.
Deus?
Levar desta terra a bela pastora.
Esse Deus que quer todos os sorrisos para si.
Pois, Deus!
Se é que você existe mesmo.
Guarda bem este anjo que hoje se foi.
Quando ajudava tantos anjos numa terra de miséria sem fim.
Guarda bem esse anjo, Deus!
Pois a Terra ficou mais vazia no dia de hoje.
E o céu.
Se é que o céu existe mesmo.
O céu ficou mais azul.

Roberto Vieira no Blog do Paulinho,
Publicado tamb´rm no Pavablog.

Uma bela e merecida homenagem a esta mulher iluminada!

Retirei a imagem e o texto do Blog "O mensageiro espirita".

terça-feira, 12 de janeiro de 2010






" Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar, portanto, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar. "

Chico Xavier

Fico triste quando
alguém me ofende,
mas, com certeza,
eu ficaria mais triste
se fosse eu o ofensor...
Magoar alguém é terrível!

Chico Xavier - Chico Xavier


"Disseste-nos, Senhor"

" Disseste-nos, Senhor, que estarías conosco até a consumação dos séculos... Que possamos estar Contigo pelo menos na hora que passa, neste instante, Mestre, em que Te procuramos na oração, premidos pelas nossas necessidades..."

Chico Xavier

O ESPIRITISMO É EVANGELHO! É AMOR!

O espíritismo é evangelho, e pronto! Espíritismo sem a presença de Jesus poderá ser qualquer coisa menos Espíritismo. Espíritismo é Cristianismo!
A mensagem de Jesus prioriza o Amor, a verdade fica para depois...
"Amaras ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a sua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior e primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contém todas as leis e os profetas".
O MELHOR EXERCICIO DO AMOR CHAMA-SE CARIDADE.
A razão esta sempre do lado de quem ama. Sem amor no coração, toda tentativa de entendimento entre as criaturas é utopia.
Enquanto não trouxer Jesus no coração, o homem, não saberá o que fazer de si mesmo. Apenas os ensinamentos de Jesus são "PALAVRAS DE VIDA ETERNA".
O AMOR É A FORÇA QUE TRANSCENDE TODAS AS FORÇAS DO UNIVERSO". A criação é um ato de amor. É o amor de Deus que sustenta a vida. Se o amor acabasse a vida se extinguiria. Quem mais ama é quem mais se aproxima de sua natureza divina.
Precisamos sentir que o outro seja ele quem for, è, de fato nosso irmão e nosso igual perante Deus.
O ESPÍRITISMO SEM JESUS NÃO SOBREVIVERIA. Ser espírita é mais importante que ser médium, todavia "SER CRISTÃO É ESSENCIAL".
Muitos espíritas tem doutrina, mas não tem evangelho, e se não tem evangelho a coisa vai mal.
"A TERRA RESPIRA PELO AMOR DE JESUS", que neutraliza o ódio de milhões.

Mensagens de Francico Cândido Xavier retiradas dos livros:O Evangelho de Chico Xavier; O Espírito de Chico Xavier, ambos escritos por Carlos A. Baccelli, das editoras Didier
e LEEPP

O CENTRO ESPIRITA

O Centro de Espiritismo Evangélico, por mais humilde, é sempre santuário de renovação mental em direção da vida superior.
Nenhum de nós que serve, embora com a simples presença, a uma instituição dessa natureza, deve esquecer a dignidade do encargo recebido e a elevação do sacerdócio que nos cabe.
Nesse sentido, é sempre lastimável duvidar da essência divina da nossa tarefa. O ensejo de conhecer, iluminar, contribuir, criar e auxiliar, o que uma organização nesses moldes nos faculta, procede invariavelmente de algum ato de amor ou de alguma sementeira de simpatia que nosso espírito, ainda não burilado, deixou à distância, no pretérito escuro que até agora não resgatamos de todo.
Um Centro Espírita é uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna.
Quando se abrem as portas de um templo espírita cristão ou um santuário doméstico dedicado ao culto do Evangelho, uma luz divina acende-se nas trevas da ignorância humana e através de raios benfazejos desse astro de fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que não desejem, caminham, sem perceber, para a vida melhor.

Ditado pelo Espírito Emmanuel. Psicografada por Francisco Cândido Xavier em Pedro Leopoldo (MG), em10.04.1950

Espititismo e espititualismo

Todas as religiões que admitem a vida espiritual após a morte do corpo físico são classificadas de espiritualista.É evidente que isso não implica na crença dos espíritos e suas manifestações. Mas para evitar qualquer tipo de equivoco, e diferenciar os seguidores da Doutrina Espírita, Allan Kardec criou o termo "espiritismo", que até então não existia,portanto os seguidore da Doutrina Espírita, são denominados espíritas. Todo espírita é sem dúvida um espiritualista, mas nem todo espiritualista é necessariamente um espírita. Por isso Kardec criou este nomes, ele queria diferenciar os seguidores da nova doutrina de outras já existentes. Sómente os seguidores da doutrina de Kardec são espiritas, os seguidores de outras religiões que acreditam na vida espiritual são espiritualistas.

O GRANDE DIFERENCIAL É O AMOR

O GRANDE DIFERENCIAL"É O AMOR" O ódio não nos separa, ao contrário, nos acorrenta uns aos outros, nos une ainda mais, estabelecendo vínculos impossíveis de serem desfeitos, a não ser pelo perdão e por atitudes de amor incindicional.
Sómente quando nos amamos mutuamente, quando estamos conscientes que devemos amar até nossos inimigos é que estamos realmente livres para proseguir a caminhada, da reforma íntima, rumo a verdadeira felicidade.
"O grande diferencial entre as pessoas é o amor"
Visite o Blog do José Braz
http://josebrazbraga.blogspot.com
Visite a comunidade Centro Espírita João Batista
http://www.orkut.com.br/community.aspx?cmm=78578325

sábado, 9 de janeiro de 2010



Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais,

buscas, expulsas, modificas tudo aquilo

que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes.

FRANCISCO C. XAVIER.

MUITA PAZZ!!
Não é fácil mesmo romper
com tudo o que, um dia foste...
Extremamente difícil renunciar!
Convence-te, no entanto, de que
não te sobra alternativa.
Não hás de ficar para sempre sob
a hipnose da ilusão dos sentidos.

IRMÃO JOSÉ


faze o melhor ao teu alcance.
Se não podes, por teus meios, modificar a situação difícil,
acalma-te e espera. Deus te vê e te conduzirá, por mãos
intangíveis, à solução adequada.
(Scheilla)
Não maldigas o irmão que se fez instru­mento para a tua dor.
Com certeza, ele ainda não conhece a luz da verdade.
Ora por ele, pedindo a Deus que o aju­de.
Assim como, todos nós, ele é um enfermo espiritual,
sob os cuidados de Jesus.

Scheilla.
Pensamentos positivos em matéria de consciência tranqüila, limpeza de intenções, reajuste de maneiras e supressão de hábitos inferiores são suportes indispensáveis para a edificação de vida melhor.
Pense e fará o que pensa.
Faça e você será aquilo que faz.

André Luiz.
"O homem não se renova espiritualmente
pelo cumprimento de rituais exteriores,
mas se renova, sim, quando se deixa
inundar pelos princípios do Evangelho
a todas as horas de sua existência"

"Roque Jacintho"e "J.Manahen"
Quando reagimos, revidando ao agressor, passamos a sintonizar com ele, estabelecendo perniciosa interdependência psíquica.

Por nosso exemplo de fé e amor, transformemos os adversários, que nos criam dificuldades, em auxiliares do nosso progresso, e não revidamos o mal com mal.


Joanna de Ângelis - Médium Divaldo Franco

Abençoemos

Abençoemos os que se fizeram ou se fazem instrumentos de nossas dificuldades!
Abençoemos os que não nos compreenderam ou ainda não nos compreendam,nos quais encontramos o estímulo para a aquisição de novo entendimento!
Abençoemos os que nos criaram ou nos criem problemas e embaraços,porque sem eles não adestraríamos as nossas energias para a justa e necessária auto-superação!
Abençoemos quantos nos impuseram ou nos impõem trabalho incessante de renunciação e sacrifício,sem pausa,porquanto é por eles e com eles que nos habituamos a prosseguir na estrada reta que Jesus nos traçou.

BATUÍRA
MUITA PAZZ!!

Espiritismo

Espiritismo é uma luz
Gloriosa, divina e forte,
Que clareia toda a vida
E ilumina alem da morte.

É árvore verde e farta
Nos caminhos da esperança,
Toda aberta em flor e fruto
De verdade e de bonança.

É uma fonte generosa
De compreensão compassiva,
Derramando em toda parte
O conforto d`Água Viva.

É a claridade bendita
Do bem que aniquila o mal,
O chamamento sublime
Da vida espiritual.

É o templo da Caridade
Em que a Virtude oficia,
E onde a benção da Bondade
É flor de eterna alegria.

Se buscas o Espiritismo,
Norteia-te em sua luz:
Espiritismo é uma escola,
E o Mestre Amado é Jesus.

(Chico Xavier _ Casimiro Cunha)
Muita pazzz!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ATENÇÃO

Algumas das imagens contidas neste blog foram extraídas de diversos sites da web. Se vc souber ou for o autor de alguma imagem, por favor me avise para que eu possa dar os devidos créditos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010




Escuta a esperança, no silêncio da própria alma a falar-te de futuro e de amor...
Ergue-te e caminha.
Enxuga as lágrimas e fita os Céus.
Deus que te sustentou até ontem, sustentará hoje e sempre.
A sombra vale para destacar a luz.
Surge a dor para aumentar a alegria.
Se provações te feriram, esquece.
Se desenganos te amargaram a existência, não esmoreças. Escuta a esperança, no silêncio da própria alma, a falar-te de futuro e de amor, de beleza e eternidade.
Olvida toda sombra, à procura de mais luz e perceberás que Deus está contigo, em teu próprio coração, a estender-te os braços abertos.

(CHICO XAVIER)

sábado, 2 de janeiro de 2010




Jesus,
Faz nascer novamente
No coração de cada um de nós...
A INOCÊNCIA Para sabermos ser transparentes,
O CARINHO Para cativarmos novos amigos,
A CONFIANÇA MÚTUA Para consolidarmos os pactos em construção,
A GRATIDÃO Para valorizarmos a vida em plenitude,
O PERDÃO Para reconciliarmo-nos no amor,
A COMPREENSÃO Para sabermos perdoar 70 X 7 vezes,
A SIMPATIA Para atrairmos só energias positivas,
O ENCANTAMENTO Para apaixonarmo-nos pela busca de felicidade,
A SABEDORIA Para respeitarmos os pontos de vista do outro,
A VERDADE Para encontrarmos os caminhos corretos,
A SOLIDARIEDADE Para aprendermos juntos a construir caminhos,
A FÉ Para acreditarmos também no outro
A ESPERANÇA Para preservarmos na direção do transcendente,
A PAZ Para ajudarmos a construir sempre,
A CORAGEM Para sabermos retomar nossos sonhos,
A DETERMINAÇÃO Para promovermos a justiça,
A VONTADE DE AMAR Para sermos juntos... felizes!